segunda-feira, 28 de julho de 2014

Menino de 2 anos é encontrado morto dentro de sofá na Grande BH

O corpo de um menino de 2 anos foi encontrado dentro de um sofá, no bairro Sol Nascente, em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, neste domingo (27). De acordo com a Polícia Militar (PM), a criança estava desparecida desde a quinta-feira (24).

Ainda segundo a PM, o corpo estava dentro do móvel na casa dos tios, que moram no mesmo terreno da família da vítima. A PM contou que eles estariam viajando e, quando chegaram, sentiram um cheiro estranho.

Em depoimento à polícia, a mãe disse que no domingo foi até a delegacia de desaparecidos, em Belo Horizonte, para pegar os folhetos com a foto da criança. Depois, foi para um hospital em Ibirité porque estava se sentindo mal, mas não detalhou que tipo de atendimento recebeu. Ao voltar para casa, dormiu.

Ainda no domingo, por volta das 22h, os tios do menino chegaram de viagem e acordaram os pais dele porque a fechadura da casa tinha sido trocada para que os bombeiros fizessem buscas na quinta-feira.

Como os pais da criança também não tinham as novas chaves, o tio da criança arrombou uma porta dos fundos para entrar. Ele e a mulher entraram e ela viu uma poça de um líquido vermelho debaixo do sofá e saiu correndo para chamar o marido, que entrou na sala e sentiu um cheiro estranho.

O móvel foi mexido de lugar e o corpo, descoberto. O sobrinho foi reconhecido por causa das roupas que ele usava. O pai da criança confirmou a mesma história contada pela mãe.

Os tios contaram que viajaram no dia do desaparecimento da criança por volta das 14h e ficaram no Norte de Minas até o domingo. Inclusive, teriam ficado sabendo sobre o sumiço da criança durante a viagem.

Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, por causa do estado de decomposição, não foi possível ver se havia marcas de violência pelo corpo, que foi removido para o Instituto Médico-Legal (IML) em Betim, na Grande BH.

A ocorrência foi encerrada na delegacia de plantão de Ibirité. Até a publicação desta reportagem, nenhum suspeito havia sido preso.

Juiz manda suspender propaganda do governo do Ceará

O juiz coordenador da Propaganda Eleitoral do TRE-CE, Carlos Henrique Oliveira, ordenou a suspensão do vídeo  de publicidade institucional do governo do Estado, referente à realização de seis mil transplantes gratuitos no Estado,  sob pena de aplicação de multa diária no valor de 5 mil UFIRs”. Ele atendeu uma representação da Coligação Ceará de Todos, do candidato a governador Eunício Oliveira (PMDB).

Segundo o juiz, é vedada a utilização de propaganda institucional na internet, após do dia 5 de julho. Em outra representação Oliveira negou a suspensão de propaganda governamental que faz a divulgação sobre a preferência turística pelo município de Fortaleza. “não constatamos prejuízo ao pleito com a mera divulgação em página eletrônica de nota jornalística sobre a preferência turística pelo município de Fortaleza… pois não há divulgação de serviço, produto, projetos, programas ou qualquer outro ato realizado pelo Governo do Estado”, afirmou em sua justificativa.

MEC encerra inscrições para o Sisutec; 1ª chamada sai na terça-feira

O Ministério da Educação encerrou neste domingo (27) as inscrições para a edição do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O resultado da primeira chamada será divulgado na terça-feira (29), com matrícula entre a quarta (30) e a sexta-feira (1º de agosto).

A segunda chamada vai ser divulgada em 5 de agosto. O início das aulas ocorre entre os dias 18 de agosto e 15 de setembro.

Às 18h de sexta-feira (25), o sistema registrava mais de 318.671 candidatos inscritos, segundo balanço parcial divulgado pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC Aléssio Trindade. As inscrições inicialmente terminariam às 23h59 de sexta, mas o MEC decidiu prorrogar o prazo até as 23h59 deste domingo.

Na estreia de Luxemburgo, Flamengo vence o Botafogo e deixa a lanterna


O Flamengo, enfim, voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Após oito jogos de jejum, o Rubro-Negro derrotou o Botafogo por 1 a 0 na noite deste domingo, no Maracanã, e deixou a lanterna da competição. Com um gol de cabeça, ainda no primeiro tempo, Alecsandro foi o responsável por brindar a estreia de Vanderlei Luxemburgo.

A vitória, agora, deixa o time da Gávea com dez pontos, na 17ª posição no Brasileirão. Já o Alvinegro estacionou nos 12 pontos e ocupa a 13ª colocação.

Na próxima rodada, o Fla vai a Chapecó (SC) enfrentar a Chapecoense. O jogo é no domingo, às 16h. O Botafogo, por sua vez, encara o líder Cruzeiro, sábado, às 18h30,no Maracanã.

Edir Macedo pagará R$ 216 milhões por programa de 3h na RedeTV!


Edir Macedo não desistiu de seu projeto pela hegemonia evangélica na televisão brasileira. Agora, o televangelista, junto da Igreja Universal, pagará R$ 216 milhões por programa na RedeTV!.

O bispo negocia renovar até 2017 seu contrato de três horas diárias na grade da emissora de Osasco, segundo a revista “Veja”.

Ao mesmo tempo, Edir Macedo trabalha em seu filme biográfico. A Record optou por um profissional que já trabalhou com a indústria da pornografia para produzir o longa. Murray Lipnik confirmou que está envolvido com o projeto e agora, será sócio da Rede Record.

Ceará: Fichas sujas encontram brechas na lei

Sancionada há quatro anos, a Lei da Ficha Limpa está sendo aplicada pela primeira vez em eleições gerais, na disputa para cargos de deputado, senador, governador e presidente da República. Apesar de ter barrado mais de 1.200 candidatos no pleito de 2012, a legislação enfrenta dificuldades de aplicabilidade por conta de divergências na própria Justiça Eleitoral e morosidade no julgamento de processos, fazendo com que fichas sujas consigam driblar condenações e continuar no exercício dos mandatos.

Existe uma divergência de interpretação sobre o julgamento das Contas de Gestão dos chefes do Executivo - prefeitos, governadores e presidente da República. Esses processos são aqueles em que o gestor atua como ordenador direto da despesa da administração, diferentemente das Contas de Governo.

O entendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) é que os tribunais de contas têm competência para desaprovar as Contas de Gestão dos chefes do Executivo, enquanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) avalia que a apreciação desses processos cabe exclusivamente ao Legislativo - câmaras municipais, assembleias legislativas e Congresso Nacional. Hoje o Legislativo já é competente por julgar as Contas de Governo.

O Supremo Tribunal Federal (STF) já se manifestou, através de algumas reclamações que chegam à Corte, no sentido de absorver gestores que tenham contas desaprovadas pelos tribunais de contas. Para integrantes do Ministério Público e de outros órgãos de fiscalização, a medida fragiliza a aplicação da Ficha Limpa e aumenta a sensação de impunidade entre os gestores.

"Isso é um ponto que preocupa, porque ficaríamos sem instrumentos de reaver recursos, já que as câmaras municipais não são competentes para se debruçar sobre a aplicação de recursos federais", declara a auditora federal do Tribunal de Contas da União (TCU) Lucieni Pereira.