terça-feira, 16 de junho de 2015

Prazo para uso obrigatório do extintor ABC é novamente adiado

O prazo para obrigatoriedade de uso do extintor do tipo ABC nos automóveis será prorrogado por mais 90 dias, informou o Ministério das Cidades. O último prazo para os motoristas se adequarem à norma era 1º de julho, mas a pasta pediu que Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) alterasse a data.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) deve publicar nova resolução para definir a partir de que dia a exigência passará a valer. A multa pela falta do extintor começaria em 1º de janeiro deste ano, mas o Denatran adiou para abril e, posteriormente, para 1º de julho.

Quando a obrigatoriedade entrar em vigor, circular sem o extintor do tipo ABC será infração grave, com multa de R$ 127,69 e 5 pontos na carteira de habilitação. O equipamento deverá ser usado em automóveis de passeio, utilitários, caminhonetes, caminhão, trator, micro-ônibus, ônibus e triciclo automotor de cabine fechada.

O extintor ABC apaga incêndios em materiais sólidos como pneus, estofamentos, tapetes e revestimentos. O equipamento substituiu o extintor BC, que apaga incêndio em materiais elétricos energizados, como bateria de carro e fiação elétrica, e também nos combustíveis líquidos óleo, gasolina e álcool, materiais também recomentados para o ABC.

Turista é encontrado morto em pousada da Capital

Um homem de 53 anos foi encontrado morto em um quarto da pousada Iracema, na avenida Dom Manuel, em Fortaleza, na noite desta segunda-feira, 15.

Conforme informações de um funcionário que não quis se identificar, a Polícia Militar (PM) e a Perícia Forense que estiveram no local chegaram a citar a hipótese do turista brasileiro ter caído no golpe conhecido como “Boa Noite Cinderela”. Já o major Teófilo, do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), afirma que não há indícios suficientes nem resultados de exames para confirmar a versão, e que, preliminarmente, a morte foi dada como natural.

O hóspede de nome Paulo Ferreira do Nascimento deu entrada no estabelecimento no sábado à noite, por volta das 22h30min, e estava acompanhado de uma mulher.

Ainda segundo informações do funcionário da pousada, o homem permaneceu no quarto durante a noite de sábado e todo o domingo. Nesta segunda, outra funcionária do local foi até o quarto para se certificar de que o turista estaria bem. Ela teria escutado a voz de Paulo e percebido que o homem estava um pouco “alterado”. Horas depois, o hóspede foi encontrado já sem vida.

A mulher que estava com a vítima não realizou cadastro na pousada e não foi vista após o sábado à noite. O funcionário ressaltou que durante a madrugada são realizadas rondas pelo estabelecimento e nenhum movimento suspeito foi notado.

Não há informações do local de origem da vítima, nem dados de familiares. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) e deu entrada às 18 horas. Conforme informações do IML, a perícia deve ser realizada nesta terça-feira, 16, no período da manhã.

Bandidos amarram mulher em cama e ateiam fogo em Itapiúna no Ceará


O município de Itapiúna, na região do Maciço de Baturité tem se destacado, mas nos índices de violência, principalmente assassinatos. Somente nesse fim de semana foi um homem executado a outro baleado em duas ocorrências distintas.

Na Rua Francisco Francelino, no bairro Sabiá, a doméstica Maria das Dores Alves Rodrigues, 49 anos, estava em sua residência quando adentraram dois elementos que a agarraram por trás, colocaram uma venda e a amarraram numa cama, colocaram álcool e atearam fogo. Em seguida, os vizinhos perceberam o fogo, foram até a residência da vítima, arrombaram a porta, desamarraram e conseguiram apagar as chamas.

Maria das Dores foi levada até o hospital local, porém, não sofreu nenhuma queimadura. A PM foi acionada, compareceu ao local e colheu da vítima que não reconheceu os acusados, todavia, ouviu os mesmos falando “essa é nossa última missão, o chefinho mandou matar”. Salienta-se que a vítima tem marido, duas filhas e um filho, entretanto, ela estava só no momento do ocorrido, e que por duas vezes sua casa foi arrombada, numa delas, o quarto de uma das filhas foi arrombado e alguns porta-retratos da mesma com o atual namorado foram quebrados. Todas as informações colhidas serão repassadas para a Polícia Civil investigar.

Relacionamento homossexual termina em tragédia no interior do Piauí


Uma tragédia ocorrida no início da tarde de domingo (14) na cidade de Luzilândia-PI, ceifou a vida de dois jovens, crime provocado por uma crise de ciúmes envolvendo as partes, sendo o assunto na região por conta da ocorrência.

Os jovens de prenomes Ítalo e Otávio acabaram morrendo a base de bala. A informação é que Otávio, com a idade de 23 anos, se desentendeu com Italo (18), provocando sua morte com disparos de um revólver, na sequência tirou a própria vida com um tiro na cabeça.

Uma 3ª pessoa chegou a ser baleada, que segundo a polícia, vem a ser parente de umas das vítimas.


Os corpos dos jovens foram levados para o IML de Parnaíba. As informações são que os garotos eram amantes e os disparos foram provocados por uma crise de ciúmes.

Inscrição no Prouni do 2º semestre começa hoje; veja como participar

Começam na manhã desta terça-feira (16) as inscrições para bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) neste segundo semestre de 2015. O Prouni vai oferecer 116.004 bolsas no segundo semestre de 2015. Serão 68.971 bolsas integrais e 47.033 parciais de 50%.
As inscrições no programa federal que oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior deverão ser feitas exclusivamente pela internet.

O candidato precisa visitar o site do Prouni no período de 16 a 18 de junho.

Nesta edição, somente poderá se candidatar ao processo seletivo do Prouni o candidato que tiver feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2014, obtido nota maior de 450 pontos e não tiver zerado a redação.

O candidanto também não pode ter concluído o ensino superior e deve atender a pelo menos uma das seguintes condições:

- ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

- ter feito ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral;

- ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada como bolsista integral;

- comprovar deficiência;

- ser professor da rede pública de ensino em exercício.

O programa concede bolsas integrais apenas para candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário-mínimo. Já as parciais são dadas no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 salários-mínimos.