sexta-feira, 26 de julho de 2013

MPF ajuíza ação contra prefeito de Farias Brito por desvio de recursos públicos

O Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) ajuizou uma ação civil pública contra o prefeito do município de Farias Brito, José Vandevelder Freitas Francelino, por desvio de recursos públicos.

De acordo com a ação de improbidade administrativa, assinada pela procuradora da República Lívia Maria de Sousa nessa quinta-feira (25), a verba deveria ter sido aplicada na construção de sistema de abastecimento de água da região.

O município de Farias Brito firmou, em 2008, convênio de R$ 200 mil com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para construção de sistema de abastecimento de água. Na parceria com o Governo Federal para execução do projeto, a Prefeitura da cidade entraria com o montante de R$ 6,1 mil.

Apurações do MPF indicaram que a empresa CCE Caraíbas Construções e Empreendimentos, vencedora da licitação para construção do sistema de abastecimento, tinha 90 dias para executar a obra, contados a partir do dia 15 de outubro de 2008. Porém, seis aditivos sucessivos prorrogaram a vigência do contrato até o dia 30 de junho de 2010.

Duas professoras são encontradas mortas na manhã desta sexta-feira em Missão Velha-CE


Duas professoras morreram na manhã desta sexta-feira no município de Missão Velha, sendo uma vítima de homicídio e a outra que praticou o suicídio por enforcamento. O corpo da professora Janemeire, da rede municipal de ensino, foi encontrado por volta das 09h30min nas proximidades do Parque de Eventos do Pinheirão e apresentava marcas de violência. Ela estava grávida e o crime segue envolto em mistério.

Meia hora depois, a polícia foi avisada sobre o achado do cadáver da professora Francilusa, mais conhecida como “Lusa” de aproximadamente 40 anos, que residia no bairro Boa Vista em Missão Velha. Segundo familiares, era uma mulher depressiva e praticou o suicídio por meio de enforcamento. A mesma era casada com o locutor de vaquejadas, Antonio César. Outro suicídio aconteceu ontem em Mauriti. José João de Souza, de 50 anos, que residia na Rua Domingos Alves (Bairro Olho Dágua), se enforcou em casa.

Quanto ao homicídio da professora Janemeire, foi a 11ª mulher morta este ano na região do Cariri, sendo a primeira em Missão Velha, onde, nos últimos 10 anos, oito mulheres foram mortas em Missão Velha. A última pessoa do sexo feminino assassinada naquele município foi Claudiana Custódio dos Santos, de 18 anos, que morava na Rua José Dantas, e terminou morta no dia 11 de junho do ano passado. A mesma foi baleada na cabeça pelo ex-amante Ismael Pereira Gomes, de 20 anos, que foi preso e fugiu da cadeia de Missão Velha.

Programa Acopiara Urgente reestreia dia 03 dia agosto

 
O programa Acopiara Urgente está de volta. A reestreia do jornalismo está prevista para acontecer, sábado, dia 03 de agosto. Com uma hora de duração o programa sempre foi ouvido por pelo menos 80% da população. 
 
O programa vai obedecer o mesmo formato de antes e será apresentado pelos radialistas Lindomar Rodrigues, Ozemar Rodrigues e Pinheirinho. O noticioso já rendeu aos profissionais uma série de reconhecimentos por parte de setores representativos da radiodifusão no Ceará, inclusive os três já foram agraciados recentemente pela ACEJI - Associação Cearense dos Jornalistas do Interior pelos relevantes serviços prestados a comunicação da região centro sul do Estado do Ceará. 
 
O programa Acopiara Urgente será gerado no estúdio da rádio Lider Online, localizado na avenida Pedro Alves, vizinho a Florinda Boutique em cadeia com as rádios Vale do Quincoê de Acopiara e Liberdade AM de Iguatu.  
 
Em tempo
 
A grande ideia dos produtores do jornalismo é manter a sociedade bem informada a respeito dos fatos mais polêmicos que acontecem no município e que muitas das vezes passam despercebidos

Um filhote de burro fêmia e zebra macho nasce na Itália


Um filhote híbrido de burro fêmea e com zebra macho nasceu há três dias em uma propriedade rural de Florença, na região central da Itália. Esse tipo raro de animal é conhecido como “zonkey” (mistura das palavras inglesas “zebra” e “donkey” – burro) e foi batizado de Ippo. Na foto acima, ele aparece ao lado da mãe e do dono da fazenda, Massimo Aglietti.

Bandidos fuzilam viatura da PM durante assalto contra o Bradesco em São João do Jaguaribe


Em menos de 24 horas após a ação dos bandidos contra agências bancárias nas cidades de Redenção e Senador Sá, os assaltantes voltaram a agir na madrugada desta sexta-feira (26).

Desta vez, a ação aconteceu na cidade de São João do Jaguaribe, onde uma quadrilha fuzilou uma viatura da polícia e explodiu caixas eletrônicos da agência do Bradesco. É a 40º agência assaltada no Ceará em 2013.

Ex-Deputado é executado com nove tiros no Maranhão


O ex-deputado estadual, Edilson Peixoto, mais conhecido por Peixotinho foi assassinado em Dom Pedro-MA, nesta quinta-feira (25). O atirador estava numa moto, aproximou do carro do ex-deputado e efetuou pelo menos 9 disparo de arma 9mm.  

Após o crime, o atirador evadiu-se do local.Populares de Dom Pedro cercaram o carro. O corpo foi levado para o hospital para ser periciado.A polícia do município acredita em crime de encomenda. Neste mês, no dia 12, o ex-vereador Diogo Gomes de Freitas, também de Dom Pedro foi assassinado e teve a orelha cortada por criminosos.

Dr. Vilmar se reúne no Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará, para agilizar vinda da adutora para Acopiara

Dr. Luiz Abreu e Dr. Vilmar
Incansável, Dr. Vilmar continua firme defendendo Acopiara e em busca de solução para evitar o colapso de abastecimento de água em nosso município. Há poucos instantes, acompanhado pelo assessor especial da Prefeitura, Theognis Florentino, o prefeito se reuniu no Palácio da Abolição em Fortaleza com o assessor executivo do gabinete do governador, Dr. Antônio Luiz Abreu Dantas. 
 
O objetivo foi agendar com ele, em regime de urgência, uma reunião com os técnicos da SRH, COGERH e Secretaria de Infraestrutura do município para analisarem as propostas sugeridas pelo Governo do Estado para solução imediata desse grave quadro.
 
O governador Cid Gomes está pessoalmente empenhado na resolução dessa problemática e tem sido enfático quando da determinação e cobrança de solução rápida e eficaz. 
 
Segundo ele, o povo de Acopiara não pode ser penalizado com a falta do precioso líquido. O prefeito Dr. Vilmar conta ainda com o importante apoio do deputado acopiarense e líder do governo na Assembleia Legislativa, José Sarto. Pela manhã, o prefeito manteve contato com o deputado federal Paulo Henrique Lustosa de quem recebeu irrestrito apoio nesse pleito.
 
Competência
 
Pelo visto, o que outros prefeitos não fizeram em muitos anos, Dr. Vilmar vai fazer antes do tempo esperado. E, como diz o ditado: "quem trabalha mostra resultados".

Menores de 18 anos estão probidos de participarem de festas em Acopiara desacompanhados dos pais ou responsável


O juiz Welithon Alves de Mesquita, respondendo pela 1ª Vara da Comarca de Acopiara, a 345 km de Fortaleza, estabeleceu regras disciplinando a entrada e permanência de menores de 18 anos em locais públicos desacompanhados dos pais ou responsável. A medida foi publicada recentemente.
 
Se não estiverem acompanhados, só podem permanecer em praças e vias públicas até as 23h. 
 
Também ficam impedidos de entrar em bailes, shows, boates e estabelecimentos. De acordo com o documento, a portaria foi expedida, por causa do número de denúncias sobre crianças e adolescentes em situação de risco na Comarca.

"Claro feito dia": Nova iluminação nas avenidas de Acopiara


A Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria de Infraestrutura, está renovando a iluminação das principais avenidas da sede do município, a Cazuzinha Marques (foto) e a Paulino Félix, em seguida a Lindoval José de Lima (Ramira).
 
Quem trafega pelas avenidas elogia o trabalho e quem lá reside, sente a diferença. Segundo moradores "tá claro feito dia". A prefeitura trocou a fiação dos postes e também as lâmpadas que agora são mais eficientes e três vezes mais potentes que as usadas anteriormente. Com isso o local ficou muito mais iluminado e seguro.
Antes                                        Depois
O prefeito Dr. Vilmar disse que a melhoria da iluminação pública faz parte do projeto de revitalização do centro de Acopiara. "A iluminação pública é essencial à qualidade de vida nos centros urbanos, além de estar diretamente ligada à segurança pública", lembrou o prefeito.
 
Logo após as avenidas, esse trabalho será estendido a todos os bairros que também serão beneficiados com obras de melhorias de iluminação

Homem rouba carro para ir ao Fortal, mas morre em acidente em Fortaleza


Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida após o capotamento de um veículo Corolla na avenida Maestro Lisboa, em Fortaleza. Outras 6 pessoas ficaram feridas no acidente. Dentre elas, 3 adolescentes de apenas 14 anos. O carro havia sido roubadono bairro Paupina e o grupo havia ido ao Fortal.

De acordo com a polícia, 3 indivíduos roubaram o carro e foram ao Fortal, levando outras 4 garotas, sendo uma de 18 anos e as outras três, de 14 anos. Voltando da festa, o veículocapotou no bairro Alagadiço Novo.

O acidente aconteceu por volta das 23h. A jovem de 18 anos ficou ferida em estado grave, sendo levada ao Instituto Dr. José Frota (IJF), no Centro da Capital. Um indivíduo morreu no local e não teve a identidade revelada. Os outros indivíduos e as adolescentes, que também ficaram feridas, fugiram do local.

Estudante de 16 anos morre em acidente na CE 060 em Iguatu


Uma colisão entre um veículo não identificado e uma motocicleta Honda Pop, tirou a vida de uma jovem de 16 anos na madruga desta sexta-feira (26). O acidente aconteceu por volta das 3 horas, na CE 060, próximo ao Sítio Gadelha, município de Iguatu, a 380 quilômetros de Fortaleza.
Adriélia de Souza Silva seguia na garupa da moto conduzida por Cislandio Ferreira da Silva, 20 anos, quando um carro passou e “encostou na moto”, segundo relatos de testemunhas. Com isso, o condutor teria perdido o controle da motocicleta e caído junto ao acostamento.

A estudante não resistiu a forte pancada sofrida na cabeça e morreu antes de ser socorrida. Cislandio foi levado ao Hospital Regional de Iguatu com várias escoriações pelo corpo e suspeita de traumatismo craniano.

Rio Grande do Sul confirma duas mortes devido ao frio

Pelo menos duas pessoas morreram, no Rio Grande do Sul, em consequência do frio intenso que atinge a região, desde o começo da semana. Uma terceira morte ainda está sendo avaliada por especialistas, mas há suspeitas que também tenha sido causada por hipotermia (quando há redução drástica da temperatura corporal). Na tentativa de evitar mais vítimas, o governo do estado quer ampliar as vagas em abrigos comunitários destinados às pessoas carentes.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que as temperaturas mais baixas do ano foram registradas na madrugada e manhã de ontem (25). A temperatura ficou em torno de 1,4 grau Celsius (°C) e com previsão de geadas em quase todas as cidades gaúchas.

As mortes ocorreram nos últimos quatro dias. Um homem, de 53 anos, morreu há dois dias, no município de Sinibu, e uma pessoa cuja identidade não foi divulgada morreu, no município de Panambi, no último domingo (21), ambos por hipotermia.

Aposentados acima de 70 anos poderão ser dispensados da declaração do IR

Será analisado na Câmara o Projeto de Lei 5048/13, de autoria do deputado Junji Abe (PSD-SP), que dispensa aposentados com mais de 70 anos da obrigação de declarar o Imposto de Renda.

O Projeto, porém, prevê dispensa de comprovação apenas para aposentados que tenham o salário da aposentadoria como única fonte de renda tributável, exceto os tributados exclusivamente na fonte e os sujeitos à tributação definitiva. Além disso, o patrimônio da pessoa não poderá ultrapassar o valor limite estabelecido pelo Ministério da Fazenda.

Uma das justificativas do deputado para aprovação da lei é que vários dos aposentados nessa idade “são pessoas para as quais o dever de prestar informações pode se transformar em ônus bastante significativo, considerando que muitos não têm familiaridade com os meios de informática atualmente requeridos”. O deputado destaca ainda o risco causado quando os aposentados solicitam a ajuda de terceiros para realizar o procedimento de declaração.

A proposta deve ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e depois segue para o Plenário.