segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Igreja submersa volta a aparecer por causa da estiagem, em Petrolândia


Há 26 anos a velha cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, foi inundada para a construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. Após a inundação, apenas o topo da Igreja do Sagrado Coração de Jesus ficou visível. Hoje, por conta da estiagem, o volume do Lago de Itaparica reduziu e praticamente metade da estrutura do templo pode ser visualizada. As algarobas ao redor da construção também podem ser vistas, bem como uma caixa d'água de uma escola da velha cidade. 

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informa que o volume útil da barragem atualmente é de aproximadamente 16%. No último período chuvoso, o armazenamento máximo do reservatório de Itaparica foi de 44,3%.

A situação prejudica as principais atividades econômicas do lugar. A agricultura, baseada na fruticultura irrigada, registrou uma baixa na produção. Dos aproximadamente 2.000 agricultores, praticamente todos tem a terra mas não estão plantando mais nada. "As estações de bombeamento dos perímetros irrigados já não conseguem captar a água suficiente para atender a demanda dos plantios que existem. Isso já paralisou a produção do município e apenas fruteiras que já estavam produzindo continuam a produção", explica ao G1 o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Pesca, Rogério Viana. Para a agricultora Joana Nogueira fica a tristeza de não poder continuar o cultivo. "Tenho minha propriedade e sou impedida de plantar no meu próprio lote porque não é garantido a água", conta.



Jovem é morto a tiros por colega de bebedeira em Iguatu

Imagem ilustrativa

Na manhã deste domingo, 23, por volta das 11h30min. a Polícia Militar foi informada sobre um homicídio à bala que aconteceu no sítio Água Fria que fica 18km distante de Iguatu.

Os militares foram ao local e confirmaram a informação, precisamente no Bar do Gordinho a vítima Rodrigo Ferreira Vidal, 23, estava ao lado do autor do crime numa bebedeira e por motivos banais o acusado que não teve o seu nome divulgado pela PM sacou uma arma e desferiu três tiros contra o jovem.

Rodrigo Ferreira foi levado por populares para o Hospital Regional de Iguatu mas não resistiu aos ferimentos. A Delegacia de Polícia Civil foi comunicada desta  ocorrência, para adotarem medidas cabíveis.

Internauta mostra indignação com atitude desrespeitosa do radialista Wilson Filho, em Acopiara

 

O radialista usou seu espaço no rádio para xingar o povo de Acopiara, com palavras de baixo calão, como TROUXA, IDIOTA E ZÉ MANÉ.

Será que o povo de Acopiara, merece ser tratado dessa forma?

Esse radialista tem que aprender a respeitar, pois isso é lamentável.

Suspeito é morto por colega durante assalto a ônibus, em Fortaleza

Três pessoas assaltaram os passageiros de um ônibus na noite de sábado (22), no Bairro Quintino Cunha, em Fortaleza. De acordo com informações da Polícia Militar (PM), um dos suspeitos atingiu acidentalmente um dos colegas, ele morreu no local.

Segundo a PM, o assalto e homicídio aconteceram em um dos veículos da linha Grande Circular, quando transitava pela Avenida Coronel de Carvalho.

O suspeito, conforme a polícia, teria tentado atirar em uma das passageiras que se recusou a entregar o telefone celular. Ela reagiu e, na confusão, o tiro atingiu o outro assaltante.

Os outros dois suspeitos fugiram antes da chegada da PM. O homem ferido morreu antes da chegada do Serviço de Atendimento Movél de Urgência (Samu).

Cruzeiro e tetracampeão brasileiro de futebol

O Cruzeiro conquistou o tetracampeonato brasileiro com duas rodadas de antecipação, ao vencer, neste domingo, a equipe do Goiás, por 2 a 1 no Mineirão. O time de Belo Horizonte alcançou 76 pontos, sete a mais do que o São Paulo, e não pode mais ser alcançado na tabela, mesmo faltando duas rodadas para o fim da competição.

Ricardo Goulart abriu o placar de cabeça aos 13 minutos de jogo, após cruzamento de Mayke pela direita. Aos 22, Samuel empatou para o Goiás, com um chute no ângulo de Fábio. O time cruzeirense voltou a liderar o placar somente aos 17 do segundo tempo: Éverton Ribeiro recebeu cruzamento na pequena área e, de cabeça, estufou as redes.

Com o vitória, o time mineiro conquistou seu segundo título brasileiro consecutivo, o quarto no total (1966, 2003, 2013 e 2014). Líder da competição desde a sexta rodada e invicto há oito partidas, a equipe nem se preocupou com o jogo do São Paulo, em segundo lugar. O time paulista venceu o Santos por 1 a 0, na Arena Pantanal, com gol de Boschilia.

Na quarta-feira, o Cruzeiro tenta reverter a vantagem do seu arquirrival pela Copa do Brasil, o Atlético Mineiro que na primeira partida vencer os cruzeirenses por 2 a 0. O Cruzeiro precisa vencer por três gols de diferença para ser campeão.

Três pessoas são baleadas na cidade de Iguatu em duas tentativas de assalto

                       Momento em que as vítimas deram entrada no Hospital Regional de Iguatu

Noite de domingo (23), violenta em Iguatu, mais precisamente no Distrito de José de Alencar, onde por volta das 21h teve início a uma série de tentativas de assaltos que resultaram em três pessoas baleadas. 

As ações criminosas foram realizadas por um homem que utilizou uma moto vermelha na CE 282, a primeira tentativa de assalto aconteceu nas proximidades da sede do Distrito de José de Alencar, um casal e uma criança trafegavam na CE numa  moto quando foram abordados por um homem, ao perceber que era um assalto, Marcelo Costa Marcolino fugiu do local e foi alvejado nas costas com um tiro,  já sua esposa Agda Pedro da Silva Lima, 40, foi alvejada com um tiro na mão esquerda. 

A criança, filho do casal nada sofreu. Segundo as vítimas, o bandido atirou várias vezes e por pouco um dos tiros não atingiu a cabeça da criança de apenas quatro anos. O casal foi socorrido por militares que foram ao local e logo em seguida pela equipe do SAMU, onde foram levados para o Hospital Regional de Iguatu. Nenhum sofre risco de morte.

A outra ação criminosa aconteceu na Vila União que também pertence ao Distrito de José de Alencar, novamente um homem armado abordou vários motoqueiros que passavam no local, o bandido chegou atirando, um dos motoqueiros parou, desceu da moto e colocou as mãos na cabeça, durante a ação a garupeira reconheceu o autor do crime e ele começou a atirar contra as vítimas, atingindo no ombro esquerdo Marcelo Holanda Lavor que foi socorrido por populares para o Hospital Regional de Iguatu e também não corre risco de morte. Ninguém foi preso.

Deu no Diário do Nordeste: Desperdício do dinheiro público em Acopiara


Acopiara - Nesta cidade, localizada na região Centro-Sul do Ceará, um caso de desperdício de dinheiro público foi constatado. Em um depósito fechado há cerca de dois anos, equipamentos e materiais que deveriam ter sido usados em obras de esgotamento sanitário em alguns bairros estão abandonados.

De acordo com dados iniciais da Secretaria de Infraestrutura do Município, os prejuízos são estimados em R$ 9 milhões de reais. Canos, tampas de esgoto, conexões de ferro, registros e farta quantidade de material hidráulico. Tudo isso foi encontrado em um depósito, no bairro Novo Acopiara, mas deveria ter sido usado em obras de saneamento básico em pelo menos quatro bairros da cidade.

O engenheiro da Prefeitura, Emídio Calixto, disse que a obra foi executada parcialmente e de forma irregular. "Os serviços estão abandonados", lamentou. O procurador do município de Acopiara, Tiago Batista, disse que a Prefeitura tomou conhecimento do material por meio do proprietário do imóvel, que estaria locado à empresa responsável pela obra, Garra Construções LTDA.

Além do material, foram encontrados documentos referentes ao projeto de saneamento. As obras estavam orçadas em R$ 4 milhões e não foram executados nem 5%, no bairro Nova Acopiara, de acordo com Calixto. Os recursos são oriundos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). "Tentamos contato com a empresa, mas não obtivemos resposta e foi encaminhada ação judicial para responsabilizar o ex-gestor", disse o procurador, Tiago Batista. O caso foi comunicado ao Tribunal de Contas da União (TCU) e ao Ministério Público Federal.

A empresa Garra Construções Ltda. Também foi a responsável por executar parte das obras da adutora do Açude Trussu que deveria transferir água do reservatório, numa distância de 25 km, para abastecer a sede urbana do município. A adutora beneficiaria mais de 25 mil habitantes, mas as obras não foram concluídas. O caso está sob investigação do Ministério Público Federal. O TCU agendou uma visita ao município de Acopiara para realizar auditoria nos serviços. O governo do Estado optou por fazer uma adutora de montagem rápida para evitar o desabastecimento dos moradores.

No caso da obra inacabada de saneamento, há indícios de desvios de recursos públicos. O ex-prefeito de Acopiara, Antonio Almeida, disse à TV Diário que as obras de saneamento básico seriam realizadas em quatro bairros. Na Vila São Paulino, o serviço foi concluído em 2012.

Ex-prefeito nega

O ex-gestor responsabilizou a administração atual pela paralisação dos serviços nos bairros Nova Acopiara, Vila Esperança e Vila Moreira. Almeida disse que aguarda parecer dos órgãos de fiscalização.

Vitória Mendes, chefe de engenharia da Funasa, disse que os serviços foram concluídos em torno de 30% e frisou que as denúncias de irregularidades estão sendo investigadas pelo órgão. O município foi notificado em maio passado. A Garra Construções não foi localizada.