segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Foragido do RJ é encontrado no interior do Ceará


Um homem foi preso após assassinar sua esposa em uma comunidade no Rio de Janeiro e fugir para a casa de parentes no município de Graça, 255 km de Fortaleza. Identificado como Antônio Azevedo da Silva, o acusado é cearense, mas residia na capital carioca com a esposa, até a última segunda-feira (27), quando a vítima foi executada com várias facadas. O homem foi capturado neste domingo (2).

Antônio foi encontrado por meio de denúncias anônimas. Entretanto, como não houve flagrante, a Polícia Civil teve que comunicar o caso para o Judiciário do Rio de Janeiro, solicitando a prisão preventiva do acusado. O mandado foi expedido no último sábado (1).

A vítima, cujo nome não foi identificado, teria sido executada com várias facadas pelo companheiro, enquanto dormia. Segundo informações repassadas por familiares da vítima, a esposa queria se separar, alegando que não suportava o vício de Antônio, usuário de drogas. O casal morava na Favela da Maré, no Rio de Janeiro.

A prisão foi articulada pela Polícia Civil do Ceará com a Divisão de Homicídios do Rio. Em carros descaracterizados, os policiais foram à comunidade onde Antônio estava escondido. De acordo com a denúncia, ele ameaçava os moradores para que o paradeiro não fosse descoberto.

Preso, ele foi encaminhado à Delegacia Regional de Sobral e em breve será transferido para a capital carioca.

Fies do segundo semestre abre inscrições para 61 mil vagas


As inscrições para as 61.500 vagas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começaram por volta das 2h desta segunda (3) e vão até as 23h59 do dia 6. As informações foram publicadas no "Diário Oficial da União".

O MEC divulgou, em nota, que o prazo para o aditamento de contratos já vigentes do Fies também terá início nesta segunda (3). A data vale inclusive para o aditamento de contratos que não foram renovados no primeiro semestre. "Todos os estudantes que já estão no Fies e que, por alguma razão, não realizaram o aditamento referente ao primeiro semestre de 2015 podem fazê-lo durante o período de renovação do segundo semestre, que terá início em 3 de agosto", diz o comunicado. Segundo o MEC, há menos de 100 mil pessoas nesta situação.

José Dirceu é preso na 17ª fase da Operação Lava Jato

A Polícia Federal (PF) cumpre, desde as 6h desta segunda-feira (3), a 17ª fase da Operação Lava Jato. Serão cumpridos 40 mandados judiciais, sendo três de prisão preventiva, cinco de prisão temporária, 26 de busca e apreensão e seis de condução coercitiva, quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento. A operação foi batizada de Pixuleco, em alusão ao termo utilizado para nominar propina recebida de contratos. Um dos presos é o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. 

Ainda segundo a PF, esta fase da operação se concentra no cumprimento de medidas cautelares em relação a pagadores e recebedores de vantagens indevidas oriundas de contratos com o poder público, alcançando beneficiários finais e “laranjas” utilizados nas transações.

Entre os crimes investigados estão corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

A prisão temporária tem prazo de cinco dias e pode ser prorrogada pelo mesmo período ou convertida em preventiva, que é quando o investigado fica preso à disposição da Justiça sem prazo pré-determinado.

Os presos serão levados para a Superintendência da PF em Curitiba.

Grupo explode banco em São Luis do Curú; ataque é o44º no CE em 2015

Um grupo armado explodiu na madrugada desta segunda-feira (3), uma agência bancária no município de São Luis do Curú, a 79 Km de Fortaleza. Segundo o Sindicato dos Bancários do Ceará, este é o 44º ataque contra bancos em 2015. 

De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), na ação, os assaltantes trocaram tiros com policiais e em seguida fugiram pela BR -222. Ainda não se sabe a quantia levada.

Equipes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Comando Tático Motorizado (Cotam), Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), e Comando Tático Rural (Cotar) de cidades vizinhas trabalham em diligências para encontrar pistas que levem aos suspeitos. Até o início da manhã desta segunda-feira, ninguém havia sido preso.