sexta-feira, 29 de outubro de 2010

28% das vítimas de AVC são reincidentes

Dos pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), em Fortaleza, entre junho de 2009 e junho deste ano, 28% já haviam tido o problema uma vez. O dado faz parte de um estudo que será divulgado, hoje, pelo coordenador do Comitê Estadual de AVC da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), neurologista João José Carvalho, por ocasião do Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Segundo João José, a pesquisa integra o Programa de Atenção Integral e Integrada ao AVC no Ceará. O projeto prevê uma série de diretrizes, traçadas há quase cinco anos, no sentido de reduzir as mortes e o número de pacientes com problemas ocasionados pela doença, no Estado. Hoje, revela, são registrados 20 mil novos casos de AVC, por ano, no Ceará. Destes pacientes, 1/4 morre, 1/4 fica severamente incapacitado, 1/4 fica moderadamente incapacitado e 1/4 fica levemente incapacitado ou sem nenhum sequela. Uma das primeiras ações do Programa foi a realização de um estudo epidemiológico da situação, na Capital, para que fossem detectadas informações referentes a quesitos como público mais atingido e a que condições os casos mais se relacionam.

O médico ressalta que, apesar do nome sugerir um acidente, não existe AVC sem fatores de risco. "Pessoas sem pressão alta, diabetes, que não fumam, não bebem em excesso e não são sedentárias nunca terão um AVC", garante. "Portanto, o problema é previsível e, desta forma, pode ter seus efeitos minimizados com acompanhamento".

João José ressalta, ainda, que o Acidente Vascular Cerebral ocupa o topo da lista entre as principais causas de morte, em todo o Brasil. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) registram que mais de cinco milhões de pessoas morrem todos os anos devido ao AVC. No Brasil, este número é de aproximadamente 100 mil, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Deste total, 26,6 mil óbitos ocorrem na região Nordeste. O Ceará contabiliza em torno de 4.500 óbitos anuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário