sábado, 4 de setembro de 2010

Massas e biscoitos devem ter novo reajuste

Com o mercado internacional do trigo cada vez mais instável, produtos comuns na mesa do consumidor acabam passando por fortes reajustes. Já não bastasse o aumento de cerca de 19% nas massas e biscoitos em agosto, um novo reajuste está programado para estes produtos na segunda quinzena de setembro, em torno de mais 10%.

Para Abraão Sales, presidente do Sindicato das Massas e Biscoitos do Ceará (Sindmassas), o reajuste deve ocorrer em virtude de uma nova onda de aumento no trigo, previsto para a próxima semana. "Infelizmente estamos passando um momento de muito nervosismo no mercado internacional de trigo. Está havendo uma especulação muito grande. Aumento de 40% no trigo. Por consequência, os derivados do trigo estão subindo", explica Sales. Se o mercado de trigo persistir em rota de alta, a tendência é que novos aumentos nos produtos ocorram. Mas para Sales, o repasse do reajuste para o consumidor não deve ser imediato . Não temos condições de repassar esse aumento. "A partir do dia 15 de setembro, provavelmente vamos sofrer outro reajuste em torno de mais 10%. O cenário internacional é muito crítico, muito nervoso. Todo o trigo utilizado para a fabricação dos derivados é importado". O cereal ainda é cotado na bolsa de valores em Boston, nos EUA.

Macarrão

O produto mais afetado pelos reajustes ocasionados pela inquietação no mercado de trigo são as massas, em especial o macarrão. "Esses serão os mais atingidos pelo aumento, pois utilizam praticamente 100% de farinha de trigo para a sua industrialização. O macarrão é quem deve sofrer um reajuste mais imediato", revela Sales.

Momento difícil

O consumidor é atingido com o aumento do preços de massas e biscoitos, mas o produtores também já contabilizam perdas. De acordo com o presidente do Sindmassas, o cenário tem se mostrado complicado para a indústria desse setor no Ceará. "Com certeza, o volume produzido está sendo menor. Pela primeira vez esse ano estamos estocando. Tem empresas dando férias coletivas para os funcionários", revela Sales.

De acordo com o presidente, esse é o momento do Governo de Estado e a Secretaria da Fazenda (Sefaz) chegar mais junto aos produtores para que se equilibre o mercado. "Precisamos de algum tipo de incentivo para regular esse mercado. Seria a hora do Governo nos dar a mão", argumenta o líder empresarial do setor.

Por conta do aumento dos preços, o setor de produção de massas e biscoitos no Ceará se encontra em momento de preocupação. "O setor está realmente muito deficitário e que precisa de ajuda", afirma Sales.

Pão acompanha

Outro produto que também é diretamente atingido pelo aumento do trigo no mercado internacional é o pão. De acordo com o Sindipan (Sindicato das Panificadoras e Confeitarias do Estado do Ceará), o consumidor pode encontrar o produto em torno de 17% mais caro.

As panificadoras da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), aos poucos, já estão repassando o aumento para o consumidor final, no entanto os valores ainda andam longe da elevação de 17% que foi projetada pelo segmento.

Nova majoração

10% É A PROJEÇÃO aproximada de novo aumento nos produtos, que deve ocorrer a partir do dia 15 de setembro. Alta é justificada pelo nervosismo do mercado internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário