sábado, 9 de outubro de 2010

47 pacientes aguardam por vaga em UTI no Estado

Ao que parece os problemas na área da saúde não cessam. Para se ter um ideia, até a noite de ontem, no Ceará estava 47 pacientes na fila de espera por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Deste total, quatro neonatal e uma criança.
Na rede hospital do Município de Fortaleza, são 38 doentes adultos esperando por leito. Somente no Instituto Doutor José Frota (IJF), são 22 pessoas internadas há aproximadamente dez dias esperam por uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva.

Enquanto que nos hospitais públicos do Estado há nove pessoas necessitando de UTI, dos quais quatro são adultos, quatro recém-nascidos e uma criança.

Segundo o chefe da equipe de emergência do IJF, Helder Pinto, a maioria desses pacientes é oriunda do Interior do Estado. "Sem falar que grande parte dos casos é de acidentes automobilísticos". De acordo com o médico, os pacientes encontram-se alojados na Unidade de Risco 1 do hospital, enquanto aguardam pelas vagas.
O município de Fortaleza tem 8.538 leitos, desse total 6.096 são do Sistema Único de Saúde (SUS). As vagas nas UTIs correspondem a 380, das quais 242 pertencem ao SUS.

Com relação a possibilidade de ampliação do número de leitos, o secretário Municipal de Saúde, Alex Mont´Alverne, informou que essa ideia não é viável no momento. "A Prefeitura não possui recursos próprios para arcar com essa ampliação, pois já investe 24% do seu orçamento em saúde".

Além disso, o secretário informou que o problema com leitos de UTI é muito mais sério do que parece. "Isso pela dificuldade até de profissionais para trabalharem na área. Um exemplo é o Hospital Geral de Fortaleza, que está com seis leitos prontos, que não estão em funcionamento pela falta de profissionais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário