sexta-feira, 20 de março de 2015

Guimarães sugere nome de Izolda para Educação


O líder do Governo na Câmara Federal, José Nobre Guimarães (PT), levou ao Palácio do Planalto o nome da vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, como sugestão para o Ministério da Educação. A pasta era ocupada até a última quarta-feira pelo cearense Cid Gomes, que pediu exoneração após o conflito com a base parlamentar de apoio ao Palácio do Planalto.

Cid não resistiu às pressões, principalmente, do PMDB e, após a polêmica declaração de que a Câmara Federal tinha, em sua composição, 300, 400 achacadores, entregou o cargo a presidente Dilma Rousseff.

Guimarães destacou o papel exercido por Izolda como Secretária de Educação na gestão Cid Gomes (PROS) e os projetos implantados no Ceará que se transformaram em base para políticas públicas de ensino no País. Izolda, segundo o líder do Governo, é um ‘’grande quadro, pois tem história e legado na área da educação’’.

O Ministério da Educação é cobiçado pelos partidos aliados e setores do PT nunca se conformaram em ter o ex-governador Cid Gomes no comando da Educação. O PMDB, estimulado pelo inimigo político de Cid, o senador Eunício Oliveira, também, brigou para empurrar o cearense ladeira abaixo. Ligada aos irmãos Ferreira Gomes, Izolda é casa com o prefeito da cidade de Sobral, Veveu Arruda (PT). O nome de Izolda não agrada ao PMDB, mas para essa resistência, o líder do Governo indica o remédio: ‘’Quem indica e demite ministro é a presidente, não é nenhum partido’’.

Com a saída de Cid, Guimarães chegou primeiro para sugerir o nome de Izolda, o que poderia contemplar o PT e deixar o Estado do Ceará, que ganhou destaque na área educacional nos últimos oito anos, com uma das pastas mais importantes do primeiro escalão do Governo Dilma Rousseff.

Sobre nomes, de acordo com José Nobre Guimarães, a presidente Dilma está avaliando opções para o comando do Ministério da Educação. ‘’O Governo está avaliando, mas evidentemente o Ceará tem sugestões, e Izolda é um dos nomes que apresentei’’, expôs Guimarães, em declaração ao Jornal O Estado de São Paulo.

Um dos principais projetos de Izolda Cela é o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC). O programa foi implantado em 2007 – primeiro ano do segundo mandato do então governador Cid Gomes, e serviu de base para a presidente Dilma criar, em 2012, o Pacto Nacional pela Alfabetização na idade Certa (PNAIC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário