quarta-feira, 16 de setembro de 2015

TSE aprova criação do PN, 33º partido político do País

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na noite dessa terça-feira (15/09), a criação do PN (Partido Novo), que surge como o 33º partido do país. Com a decisão do TSE, a sigla está apta a concorrer às eleições de 2016. O partido surge com Diretórios em 9 Estados e Comissões Provisórias em outras quatro unidades da Federação. O Ceará não tem, nesse primeiro momento, núcleos do PN.

O PN nasce com ideários definidos por profissionais do setor privado, sem experiência na política e linha liberal. A sigla tem como integrantes administradores, engenheiros, estudantes, advogados, médicos, economistas, empresários, entre outros profissionais.  Segundo o texto de apresentação do PN, o partido surge diante da inexistência de agremiações que representem a liberdade individual e a redução do tamanho do Estado.

Um dos trechos do documento expõe que ‘’analisando os partidos políticos existentes, concluímos que nenhum deles defendia claramente a maior autonomia e liberdade do indivíduo, a redução das áreas de atuação do Estado, a diminuição da carga tributária e a melhoria na qualidade dos serviços essenciais, como saúde, segurança e educação’’.

O pedido de registro do Partido Novo chegou ao TSE antes das novas regras que disciplinam a criação de novos partidos e, por essa razão, não houve dificuldades para aprovação da sigla.  De acordo com a legislação em vigor,  o registro de novos partidos só será aceito apoio de eleitores não filiados a outra sigla. Na legislação anterior, a exigência era apenas das assinaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário