terça-feira, 4 de agosto de 2015

Dirceu é apontado como criador do esquema da Petrobras e Lula pode ser implicado

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) acreditam ter decifrado a caixa preta do esquema de corrupção criado dentro da Petrobras, ao prender na manhã desta segunda-feira (4) o ex-ministro José Dirceu, que é apontado, como criador e beneficiário do esquema. Segundo os investigadores, Dirceu, na época em que era ministro da Casa Civil, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nomeou Renato Duque para Diretoria de Serviços da estatal, onde foi iniciado o esquema de superfaturamento de contratos da Petrobras. A PF disse que não está descartada a investigação sobre o ex-presidentre Lula.

“É evidente que José Dirceu tem um papel importante na indicação de pessoas para a Petrobras. Creio que chegamos a um dos líderes principais, que instituiu o esquema Petrobras e que, durante o período como ministro, aceitou que o esquema existisse e se beneficiou do esquema também”, disse o procurador federal Carlos Fernando Lima.

Segundo ele, Dirceu recebia pagamentos do esquema desde a época em que foi ministro. “José Dirceu foi beneficiário. Queremos mostrar que ele e Fernando Moura [outro preso hoje] foram os agentes responsáveis pela instituição do esquema Petrobras desde o tempo do governo Lula. Desde aquela época [da Casa Civil], passando pelo mensalão, pela condenação, pelo período em que ele ficou na prisão. Sempre com pagamentos. Esses são os motivos com os quais estão baseadas a prisão”, explicou Fernando Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário