sábado, 9 de novembro de 2013

Todas as universidades estaduais aderem à greve

Mais de 45 mil estudantes, 2 mil professores, além dos servidores, estão em greve nos campi da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade do Vale do Acaraú (UVA). As demandas em comum e as pautas específicas das instituições resultaram em deflagração de greve geral. As paralisações começaram ainda em setembro na Uece em Itapipoca e culminaram com a deflagração de greve na UVA na última quinta-feira, 7.

Entre as principais pautas estão a realização de concurso para professores efetivos, a regulamentação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), a equiparação dos salários de professores efetivos e substitutos, investimento na infraestrutura, concurso para servidores administrativos e assistência estudantil no Interior. O déficit de professores efetivos nas três universidades chega a 800. Segundo o professor Célio Coutinho, da Uece, o déficit na instituição é de 295 e chegaria a 322 na Urca. O Sindicato dos Docentes da Universidade Vale do Acaraú (Sindiuva) apontou carência de 185 professores efetivos.

Célio Coutinho ressalta que a produção de conhecimento tem prejuízos com a situação dos professores substitutos, que possuem sobrecarga de trabalho, vínculo mais frágil e pouco tempo para a realização de projetos mais duradouros, como pesquisa e extensão. Na Uece, alguns cursos continuam com atividades normais, como o de Administração. As alunas Helime Oliveira e Iandeyara Carvalho, do 4º semestre, continuam tendo aulas e explicam que os professores garantiram o fim do semestre.

Já Elisa de Castro e Caio Araújo, alunos do 3º semestre de Educação Física, estão sem aula e apoiam a paralisação. Eles reclamam da falta de estrutura para as aulas práticas de diversos cursos, assim como a quantidade de professores substitutos. No curso deles, uma das maiores reivindicações é a entrega do complexo esportivo completo. Atualmente, parte não possui estrutura adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário