segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Mais municípios são capacitados para o Leite Fome Zero

Mais municípios vão participar do Programa Leite Fome Zero, e nos que já participam os gestores estão passando por capacitação, para incentivar a atividade em cada cidade. A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) está capacitando gestores de 24 municípios que estão em fase de adesão do programa. Na região jaguaribana o mais recente foi Aracati, cuja coordenação municipal participou de formação na SDA. De outras regiões, também foram incluídos Baturité, Caucaia, Crato, Eusébio e Fortaleza.

Essa capacitação trata dos critérios de funcionamento e de treinamento do programa sobre o sistema de cadastramento dos beneficiários. De acordo com o Coordenador da Pecuária na SDA, Márcio Peixoto, o Programa Leite Fome Zero distribuiu mais de 18,8 milhões de litros de leite em 2010, com cota diária superior a 58 mil litros. Desse total, foram dois mil litros de leite caprino.

“As pessoas acabam tomando em caso de doença ou mesmo só para alimentar bicho, mas o leite de cabra é um dos alimentos mais ricos que se pode colocar na mesa do sertanejo”, afirma Antônio Deusmar, secretário municipal de Agricultura de Limoeiro, município que participa do programa com leite de cabra.

ALÉM DE FIXAR o criador no campo, a caprinocultura tem um processo mais simples, e considerado mais eficiente e rentável. Enquanto o produtor de leite bovino recebe R$ 0,69 pelo litro, é pago ao de leite caprino R$ 1,20 o litro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário