quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Dr. Vilmar resgata e valoriza cultura popular de Acopiara



O prefeito Dr. Vilmar levou ontem a Fortaleza várias pessoas de Acopiara, dentre eles, secretários municipais e representantes da ONG Raízes (responsável por manter viva a cultura da Terra do Lavrador) para assistirem o documentário "Logrador, o Paraíso de um Poeta". Este filme foi classificado na Mostra Olhar do Ceará e é dirigido pela jornalista Marilena Lima, delegada do Sindjorce junto à FENAJ. O aboiador Pedro Coelho, filho de Acopiara é o protagonista principal do documentário.
 
A exibição do filme integra o programa do XXIII Festival Íbero-Americano de Cinema (Cine Ceará 2013). 
“Logrador, o Paraíso de um Poeta” aborda um cenário que, para muitos, poderia representar a completa falta de perspectivas. Mas, para Pedro Coelho, 70 anos, vaqueiro, é simplesmente o paraíso. 
 
Logrador é cantada em versos como uma espécie de “terra prometida”, onde as lembranças dos pais e dos avós sertanejos, do gado e dos cavalos, são bradadas em toadas poéticas. No local de poucas casas, algumas ainda de taipa, viveram os avós e os pais do vaqueiro que luta para manter a tradição deixada pela família. 
O filme aborda a história de Pedro, que nasceu em Acopiara e começou a lidar com o gado quando tinha sete anos de idade, inspirado também no tio, Mestre Jimba, atualmente com 98 anos. “Pedro Coelho é uma espécie de unanimidade em Acopiara. Conhecido pela habilidade na arte de aboiar e fazer rimas, ele chega aos meios de comunicação no interior e também na capital, onde consegue espaço para cantar suas toadas”, destaca Marilena Lima. “Ele luta pela preservação da cultura vaqueira no seu município. A paixão pelo gado o levou a construir a sua morada no antigo curral e agora seu sonho é construir, bem junto do curral e da casa, o próprio túmulo, uma forma de nunca deixar o seu Logrador”. 
 
Durante a exibição do documentário Dr. Vilmar chegou a se sensibilizar várias vezes , pois ele, como filho de agricultor relembrou a sua infância na fazenda Morada Nova quando o seu saudoso pai senhor Capistrano Martins pedia para que ele juntasse o gado no roçado."Muitas das vezes eu ensaiava até toadas para facilitar juntar o rebanho", relembrou o prefeito.
 
Sobre o apoio a preservação da cultura em Acopiara, Dr. Vilmar disse que sempre vai apoiá-la porque a história não pode morrer. "O Pedro Coelho é exemplo vivo de que o caminho certo é não deixar a cultura acabar, por isso, no nosso mandato terá apoio até o final", garantiu o prefeito.
Muito emocionado, o aboiador Pedro Coelho disse ao blog que tudo começou aos sete anos de idade tangendo gado e cantando toadas. "Recebi o convite para participar deste filme e me sinto honrado pela lembrança da acopiarense Marilena Lima. Agradeço ao prefeito Dr. Vilmar e a Dra. Lúcia, primeira dama pelo apoio aos meus conterrâneos que vieram até Fortaleza prestigiarem este momento", frisou o aboiador. 
A diretora do documentário, Marilena Lima destacou a importância de estar cercada de tantos acopiarenses e de autoridades municipais que se preocupam em valorizar e resgatar a cultura. Em relação ao aboiador Pedro Coelho Marilena Lima foi catedrática: "é um grande personagem da cultura de Acopiara e tem as raízes da nossa historia", disse a diretora.
A imprensa do Ceará através da TVC, TV Diário, TV UFC, Diário do Nordeste, Jornal O POVO e O Estado deram cobertura a exibição do filme.
No final do evento o prefeito Dr. Vilmar recebeu das mãos do assessor especial da Prefeitura, Theognis Florentino um chapéu branco simbolizando que ele é o mestre da medicina assim como Pedro Coelho é o mestre da cultura popular e Marilena Lima, a mestre do cinema. Os três são filhos de Acopiara. 
A diretora do documentário Marilena Lima ainda recebeu rosas das mãos da primeira dama, Lúcia de Fátima pela valorização a cultura popular e por ser uma filha de Acopiara que se preocupa em elevar o seu nome para o mundo através de uma belíssima homenagem ao aboiador Pedro Coelho.
Mais fotos:

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário