quarta-feira, 13 de março de 2013

Domésticas conquistam igualdade com outras categorias


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira, Projeto de Emenda à Constituição Federal que garante aos empregados domésticos os mesmos direitos trabalhistas de outras profissões. O projeto, aprovado por unanimidade, agora será submetido ao plenário do Senado.

Conhecida como PEC das Domésticas, o projeto assegura – entre tantas conquistas, jornada semanal de 44 horas, com oito horas diárias de trabalho, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), hora extra, auxílio-creche para dependentes de até cinco anos e adicional noturno, entre outros direitos.

Mesmo sem restrições dos senadores na Comissão de Constituição e Justiça, a PEC gera polêmica entre juristas e dirigentes de entidades sindicais. Os primeiros argumentam que, com tantos encargos, muitos deixaram de contratar essa mão de obra, optando pela relação com diaristas.

Os dirigentes sindicais comemoram, porém, a conquista de igualar os direitos dos empregados domésticos aos direitos das demais categorias.

De acordo com o projeto, ‘’o limite da carga horária e o pagamento de hora extra entram em vigor assim que a emenda constitucional for promulgada, ou seja, após ter sua tramitação concluída no Congresso’’. Benefícios como seguro-desemprego, ao salário-família, auxílio-creche e seguro contra acidentes estão embutidos na emenda constitucional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário