terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Brasil é recordista mundial em mortes por armas de fogo

 Existem hoje cerca de 16 milhões de armas portáteis circulando pelo Brasil, das quais 47,6% estão na ilegalidade, o que dá 7,6 milhões de unidades em poder de civis e bandidos. Com 34,3 mil homicídios anuais, o País é campeão mundial em números absolutos de mortes por armas de fogo.

Os dados compõem um levantamento nacional, divulgado ontem pelo Ministério da Justiça, em Brasília, como ponto de partida para retomada da campanha nacional pelo desarmamento, a ser mantida no futuro governo.

"A posse de armas não socorre o cidadão, só gera mais violência e crime", afirmou o ministro Luiz Paulo Barreto. O estudo foi produzido pela organização não-governamental (ONG) Viva Rio, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A pior situação, conforme ranking montado pela ONG, é a de Rondônia, Sergipe e Amapá. Foram levados em conta o cuidado no depósito das armas, o gerenciamento no seu controle e a produção de informações confiáveis sobre quem tem, onde estão e como são usadas as armas. Os melhores avaliados foram São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

Conforme o estudo, de cada 10 armas apreendidas no Brasil, oito são fabricadas no País e apenas duas vêm de fora. Segundo explicou Antônio Rangel, diretor da Viva Rio, entre os armamentos de origem estrangeiras, 59,2% são originários dos Estados Unidos, conforme cadastro do Sistema Nacional de Armas (Sinarm), controlado pelo Exército e a Polícia Federal (PF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário