quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Gripe A se espalha: oito casos suspeitos em Boa Viagem

A Secretaria de Saúde de Boa Viagem registrou oito novos casos de pessoas com suspeita de estarem contaminadas com a gripe A no município, que fica no Sertão do Ceará, a 217km de Fortaleza.

Quatro pacientes deram entrada, na noite desta terça-feira (29), no hospital da cidade. Na manhã desta quarta-feira (30), outras quatro pessoas foram atendidas com os sintomas da doença.

Os pacientes, moradores do município, foram medicados no próprio hospital e já voltaram para casa, sem uma confirmação de estarem com o vírus H1N1.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Ceará – Sesa, não confirma a informação de casos suspeitos em Boa Viagem.

Barreira Educativa

Para alertar a população, a Sesa realiza uma barreira entre Pedra Branca, onde foi confirmado o primeiro caso da doença, e Boa Viagem, que fica a 42 km do município. Uma blitz educativa conta com a participação de profissionais da saúde.

Quixadá

Nesta terça-feira (29), surgiu o primeiro caso suspeito da doença em Quixadá. Segundo o diretor administrativo do Hospital Regional Doutor Eudásio Barroso, Josué Paiva, o estudante universitário Leonardo dos Santos Nardi, de 19 anos, apresentou sintomas semelhantes aos da doença.

Foi confirmado que o jovem é natural de Pedra Branca, localizado na mesma região. O município enfrenta um grave surto da doença.

Na manhã desta quarta-feira (30), secretários municipais e estaduais de Saúde estão reunidos em Quixadá, para discutir medidas de bloqueio da gripe A na cidade.
  
Importância da vacina contra a Gripe A

Em entrevista, o médico infectologista da Faculdade de Medicina da Universidadade Federal do Ceará, Roberto da Justa, a vacina contra a Gripe A tem a finalidade de prevenção e é importante que aconteça neste momento. Ele acrescenta que a vacinação de pessoas de outros municípios, que ainda não registraram casos da doença, pode contribuir para que o surto tenha uma dimensão menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário