sábado, 9 de julho de 2011

Em Quixadá, presos pagam até para dormir


O comandante da 2ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Edivar Azevedo Rocha, solicitou da titular da vara de Execuções Criminais de Quixadá, juíza Maria Martins Siriano, a transferência de oito detentos da cadeia pública desta cidade, apontados como lideres das alas existentes no complexo penitenciário. De acordo com o oficial PM alguns veteranos comandam inclusive um esquema de cobrança no qual outros presos, principalmente os novatos, pagam até para dormir. Com receio de serem punidos os detentos extorquidos não denunciam.

O comandante PM prevê como alternativa para solução do problema a transferência dos cabeças do esquema de cobrança para unidades prisionais da região metropolitana de Fortaleza ou para Juazeiro do Norte. Azevedo aponta a necessidade da direção da penitenciária local identificar os responsáveis pelas ordens internas. Somente dessa forma será possível quebrar as negociatas de regalias. Ele ainda acrescenta ter efetivo suficiente para realizar imediatamente a operação de transferência.

Episódios violentos

Nas últimas semanas a cadeia de Quixadá tem sido palco de episódios curiosos e violentos. No fim do mês passado o detento Joel Tavares de Oliveira foi obrigado por outros companheiros de cela a ingerir doce de leite quente. A vítima sofreu queimaduras internas graves. Foi socorrida e transferida para a unidade de queimados do Instituto José Frota (IJF), em Fortaleza. As últimas informações dão conta de que o presidiário ainda está internado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário