sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Sábado é dia “D” de vacinação contra meningite e pneumonia


Neste sábado, 18, a Secretaria da Saúde promove o dia “D” de vacinação estadual contra meningite e pneumonia. A Sesa recebeu do Ministério da Saúde e distribuiu com os municípios 268 mil doses da vacina anti-pneumocócica 10-valente.
A vacina protege contra a bactéria Streptococcus pneumoniae, o pneumococo, causador de doenças pneumocócicas invasivas, como a meningite e a pneumonia. A vacinação começou pela capital desde o último dia 8 e agora está disponível nos postos de saúde de todo o Estado.
É a primeira vez que a vacina está disponível na rede pública. A meta é vacinar 200 mil crianças de dois meses a 2 anos de idade. O Ceará é um dos 10 estados brasileiros participantes de uma investigação financiada pelo Ministério da Saúde para avaliar o impacto da vacina anti-pneumocócica 10-valente e verificar a efetividade na prevenção de doença invasiva. Este ano, o Ministério da Saúde incluiu a vacina no calendário básico de vacinação da criança.
Até o ano passado, a única vacina desse gênero disponível era a 7-valente, também encontrada em clínicas particulares, chegando a custar 200 reais cada dose. A vacina anti-pneumocócica 10-valente foi aprovada para uso em crianças brasileiras pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em junho de 2009.
Um acordo de transferência de tecnologia para o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), permitiu ao Ministério da Saúde incluir a vacina no Programa Nacional de Imunizações (PNI), que fornece a vacina aos estados e municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário