sábado, 10 de dezembro de 2016

Açude do Cedro, cartão-postal de Quixadá, transformado pela seca

Antes tido como cartão-postal, o Açude Cedro causa impacto aos visitantes. O reservatório acumula seus últimos 0,25 hm³ em uma poça de lama fétida formada bem no centro do terreno onde antes havia água em abundância. No último fim de semana, havia 13 canoas e um pequeno barco no açude seco. 

Primeiro reservatório construído no Brasil, por ordem de Dom Pedro II, não há mais uma gota d'água transparente no Cedro para fazer jus à sua centenária história de abastecimento humano no País. De acordo com o Portal Hidrológico do Ceará, o Cedro detém apenas 0,2% dos 126 bilhões de metros cúbicos de água que ele é capaz de armazenar, percentual ao qual ele chegou no último dia 30 de agosto. 

Cenário chocante 

Aliado à Pedra da Galinha Choca, monumento monolítico que repousa bem defronte ao açude, o Cedro é o detentor do olhar de turistas que visitam a cidade por sua história e beleza. "Eu tenho 30 anos e cresci com as histórias de cheias em Quixadá, da beleza do açude, construído num tempo tão antigo. Hoje a gente fica estupefato vendo um cenário desses", desabafa o advogado Robson Almeida, natural de Acopiara. "Para ver ele cheio de novo, não tem outra solução: tem que pedir a Deus", completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário