quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Com duas mortes e 80 casos, Ipu (CE) alega surto de catapora e pede vacinas ao governo

Os moradores do município de Ipu (CE), a 324 km de Fortaleza, estão assustados com a grande quantidade de pessoas adoeceram de catapora em 2012. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 80 pessoas foram infectadas e duas crianças morreram em decorrência de complicações da doença.

Técnicos da secretaria municipal e uma equipe de epidemiologistas da Sesa (Secretaria da Saúde do Estado do Ceará) estão catalogando, desde esta segunda-feira (16), os casos suspeitos para confirmar oficialmente os doentes. O trabalho está contabilizando registros da doença por equipes do PSF (Programa de Saúde da Família) e agentes de saúde. A previsão é que até o final da semana o trabalho seja concluído e o número exato de pessoas que manifestaram a doença seja repassado para o Ministério da Saúde.

Segundo a secretaria municipal de saúde, a prefeitura solicitou ao Ministério da Saúde que sejam enviadas doses da vacina contra catapora o mais rápido para imunizar uma parte da população que está mais vulnerável para contrair a doença.

A secretária de Saúde de Ipu, Efigênia Mororó, disse que emergencialmente pessoas do grupo de risco – com imunidade baixa e gestantes que tiveram contato com doentes de catapora – estão tomando doses de imunoglobulina para aumentar a imunidade do organismo.

Na semana passada, as crianças Maria Eduarda Alves Linhares, 11, e Ryan Peres Tavares, 9, morreram depois de contraírem a doença e terem complicações na assepsia das bolhas, causando infecção generalizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário