terça-feira, 17 de abril de 2012

Hospital Municipal Dr. Gentil Domingues oferece exame de Colonoscopia grátis em Catarina-CE

Um marco na história no município de Catarina. Único município do interior cearense a fornecer este tipo de exame gratuitamente para a população.

Foi realizado na manhã desta segunda-feira dia 16 de abril, no Hospital Municipal Dr. Gentil Domingues, em Catarina, o primeiro exame de colonoscopia. Segundo informações da equipe médica e familiares da paciente, o exame foi um sucesso.

O exame de colonoscopia é realizado gratuitamente pelo SUS em um único hospital em Fortaleza, e em clinicas particulares com um custo para o paciente em torno de R$ 800,00 a R$ 1.000,00. Em Catarina, o médico e prefeito Dr. Jefferson Paes de Andrade Rodrigues, com recursos oriundos do próprio município, adquiriu os equipamentos de última geração necessários para a realização do exame de forma gratuita para a população catarinense.

No inicio do mês de janeiro último, os médicos Dr. Wallace Lopes e Dr. Jefferson Paes de Andrade, prefeito de Catarina, participaram do curso de colonoscopia realizado em Minas Gerais.

De acordo com informações dos médicos Dr. Jefferson e Dr. Wallace, Colonoscopia é um procedimento endoscópico que permite avaliar o reto, todo o intestino grosso e a porção final do intestino delgado.

A Colonoscopia é realizada através de um aparelho flexível que possui na sua extremidade um dispositivo que envia as imagens do interior do intestino para um monitor de televisão.

Permite a detecção de processos inflamatórios, pólipos e neoplasias malignas do intestino. A Colonoscopia é solicitada com o intuito de diagnosticar e tratar doenças que acometem o trato gastrointestinal baixo.

Durante o procedimento, o médico anestesista efetua a sedação, através de medicamentos administrados em uma veia periférica, permitindo o maior conforto possível para o paciente.

Os dados vitais (frequência cardíaca, saturação de oxigênio e pressão arterial) são monitorizados durante todo o procedimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário