terça-feira, 17 de abril de 2012

Após terremoto, Chile esvazia litoral e pede calma à população

O governo do Chile pediu calma à população na madrugada desta terça-feira (17) após um terremoto de magnitude 6,7 atingir o país.

As autoridades também informaram que até agora não há registro de vítimas ou danos materiais.

O subsecretário do Interior, Rodrigo Ubilla, disse que, conforme o protocolo do Escritório Nacional de Emergência (Onemi), foi ordenado o esvaziamento preventivo no litoral chileno após o sismo.

O tremor, que aconteceu às 23h50 locais (0h50 de Brasília), foi sentido desde a região de Atacama até a de El Maule, em cerca de 1.800 km do território chileno.

O epicentro do sismo, que durou aproximadamente um minuto, foi detectado 42 km ao oeste da cidade de Valparaíso e a 112 km ao noroeste da capital, Santiago, e a uma profundidade de 37 km.

Segundo o Onemi, o tremor afetou 68 cidades e localidades chilenas.

A passagem alfandegária Los Libertadores, que liga a cidade chilena de Los Andes a Mendoza, na Argentina, se encontra parcialmente fechada devido ao mau estado das estradas.

Além disso, cerca de 20 mil pessoas estão sem energia em algumas cidades próximas à capital chilena.

Já o aeroporto internacional de Santiago, que ficou bastante danificado no terremoto de 27 de fevereiro de 2010, suportou bem o sismo desta madrugada e opera com restrições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário