terça-feira, 17 de abril de 2012

Acopiara cobra solução urgente para falta de juízes

O Judiciário Estadual está na UTI”.  A declaração é do presidente da Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil, Valdetário Andrade Monteiro, durante audiência pública na Câmara Municipal de Acopiara, na noite desta segunda-feira, 16, quando foi discutida a falta de juízes naquela Comarca. Para um plenário lotado por advogados, advogadas, vereadores, ex-legisladores, estudantes de Direito e representantes de organizações da sociedade civil, Valdetário conclamou a sociedade a se unir na cruzada iniciada em 2010 pela OAB-CE em defesa de uma Justiça célere.

Com 56 mil habitantes, Acopiara tem duas Varas da Justiça, que estão sem juízes titulares e promotores, e apenas seis servidores do Tribunal de Justiça. O restante é cedido pela Prefeitura Municipal. A prestação jurisdicional, segundo advogados e o defensor público José Antônio Uchoa de Albuquerque, está comprometida em todo Ceará. “A radiografia que fazemos do Judiciário mostra que tudo está errado e que a grande vítima é o advogado, que não consegue atender bem o seu cliente e ainda leva a culpa sozinho”.

Para o presidente Valdetário, a sociedade cearense precisa tomar conhecimento do que está ocorrendo para pressionar os poderes constituídos a uma solução urgente. “Não podemos compactuar com essa grande farsa e a OAB-CE, desde 2010, vem fazendo esse enfrentamento”, informou, lembrando que essa é a principal vez na história da entidade que ela cobra celeridade do Judiciário.

Profissionais que militam na advocacia na região Centro-Sul do Ceará enfatizaram a preocupação com a caótica situação da Justiça Comum e com a lisura das eleições municipais de outubro próximo.

Os advogados Jonatas Pinheiro e Francisco William Cabral Filho elogiaram a atuação da Secional Ceará da Ordem em promover audiências públicas para denunciar o caos na Justiça Comum. “Presidente Valdetário, parabéns por esse trabalho incansável em defesa das prerrogativas profissionais”, complementou Orlando Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário