segunda-feira, 21 de março de 2011

Possibilidade de cura de câncer de mama chega a 90%

No Brasil, o câncer de mama vem crescendo tanto em incidência quanto em mortalidade. Dados do Instituto do Câncer do Ceará (ICC) apontam que, somente no ano passado, 1.680 novos casos da doença foram diagnosticados no Ceará. Para debater a temática especialistas se reuniram de 18 a 20 de março no II Breast Cancer Weekend, evento realizado no Cumbuco.

"É um problema de saúde pública", destaca o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Ceará, Antonio de Pádua. Segundo o especialista, um dado importante é que pacientes que descobrem o tumor de mama com até um centímetro de tamanho, em mais de 90% dos casos podem ser curados sem a retirada da mama. "Utilizando a mamografia pode-se adiantar o diagnóstico de um câncer de mama em até cinco anos", alerta Antonio de Pádua. Isso, explica o mastologista, porque o exame físico feito pelo médico só detecta tumores acima de um centímetro, enquanto a mamografia a partir de um milímetro. Entretanto, no Ceará, mais da metade dos tumores são diagnosticados na forma de tumores avançados.

Chama atenção a velocidade dos conhecimentos sobre a mastologia. Filomena Carvalho, professora da Universidade de São Paulo (USP), diz que os tumores estão mostrando os seus pontos fracos, por isso pode-se fazer tratamentos muito bem direcionados para aquelas moléculas que estão expressas de maneira anormal por aqueles tumores.

"O próprio tumor vai lhe mostrar quais as suas características, quais moléculas estão anormalmente expressas, para que se possa atuar", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário