sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Previdência antecipa metade do 13º salário


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou ontem um decreto que antecipa 50% do 13º a beneficiários da Previdência Social. A antecipação estará disponível a todos os beneficiários da Previdência nas agências bancárias ou postos do Instituto de Seguridade Social (INSS) entre os últimos cinco dias úteis de agosto e os primeiros cinco dias úteis de setembro.

Mais de 23 milhões de pessoas serão beneficiadas com o adiantamento.

Visita ao INSS

Lula visitou nesta tarde o sistema de monitoramento dos atendimentos do INSS. Ele também inaugurou o serviço de impressão de contracheques de benefícios da Previdência em agências bancárias.

A partir de ontem, os beneficiários que recebem os pagamentos no Banco do Brasil, Bradesco e Banco Mercantil já puderam imprimir contracheques nos terminais de autoatendimento.

Segundo a Previdência, 13 milhões de pessoas já podem acessar e imprimir gratuitamente, nas agências bancárias, os comprovantes de pagamento de benefícios do Instituto de Seguridade Social (INSS) referentes ao mês de julho. Os outros 14 milhões de beneficiários terão acesso ao serviço até setembro, prazo limite para a adesão das outras instituições financeiras. Atualmente as informações de pagamentos do INSS só podem ser consultadas na página do Ministério da Previdência Social na internet ou em agências da Previdência. O contracheque vai conter o valor bruto do benefício e eventuais descontos, como os decorrentes de crédito consignado e imposto de renda.

A impressão do comprovante mensal será feita com a utilização do cartão de pagamento de benefício ou da conta corrente, por utilização de uma senha.

Lula disse que houve uma "revolução" nos serviços da Previdência Social durante o atual governo. Segundo ele, o tempo de atendimento para o pagamento de benefícios foi reduzido, assim como as filas.

"As longas filas praticamente não existem mais. Em dezembro de 2005, a média nas filas era de 82 pessoas. Em dezembro de 2006, já havia caído para 24. Em dezembro de 2007, estava em apenas 14 segurados. Uma redução de 83% das pessoas que frequentavam as filas", disse o presidente.

Lula justificou o aumento do déficit da Previdência: "Se do ponto de vista contábil o déficit é de R$ 47 bilhões, do ponto de vista prático, entre os que recebem e os que pagam, não é".

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário