segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dengue pode afetar a visão

Todos os Estados no Brasil estão em alerta contra a dengue. O país tenta evitar aquela que seria a 7ª epidemia da doença nos últimos 30 anos. Um levantamento do Ministério da Saúde mostra que nas epidemias, o atendimento médico tardio respondeu por 90% das mortes. A demora na busca por tratamento também pode causar distúrbios graves na visão que nem sempre são percebidos, alerta o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto.

Mesmo a dengue clássica, considerada menos perigosa, pode afetar o segmento posterior dos olhos - coróide (revestimento interno) e retina (membrana que transmite imagens para o cérebro). "Isso porque", explica o médico, "para combater o vírus nosso sistema imune forma anticorpos que alteram a corrente sanguínea".

As principais ocorrências são: - Diminuição do número glóbulos brancos e linfócitos responsáveis pela defesa do organismo. - Queda das plaquetas que respondem pela coagulação.

O especialista diz que a queda de plaquetas pode ocasionar hemorragia subconjuntival ou intraocular. Já a oclusão vascular é precipitada pelo depósito de anticorpos nas paredes internas das artérias e vasos que aumentam o risco de derrame intraocular.

Sintomas e tratamentos De todos os distúrbios oculares decorrentes da dengue, só a hemorragia subconjuntival altera o aspecto do olho, deixando a esclera (parte branca) congestionada de sangue. "Pode estar relacionada a um trauma e por isso é mais comum entre crianças, comenta. Apesar de a aparência impressionar, não se trata de um problema grave e desaparece em semanas sem uso de medicação". Em caso de dor nos olhos ou visão turva, a recomendação é consultar um oftalmologista imediatamente.

O médico destaca que a oclusão vascular (trombose) deixa a visão embaçada e aumenta o risco de hemorragia intraocular. "Por isso, quem é acometido pela dengue deve passar por exame de fundo de olho logo após o diagnóstico da doença. O tratamento é feito com aplicações de laser para impedir o sangramento", explica .o oftalmologista. Em caso de hemorragia, ele diz que é indicada a vitrectomia. Trata-se de um procedimento cirúrgico feito com micro incisões para eliminar o sangramento que provoca cegueira irreparável quando atinge a mácula (parte central da retina).

Fumantes Queiroz Neto afirma que entre fumantes a dengue dobra a chance de hemorragia intraocular por conta do aumento da obstrução vascular provocada pelas substâncias do cigarro. Portadores de diabetes, hipertensão arterial e colesterol alto, que provoca arteriosclerose, também correm maior risco.

O especialista alerta os pais para o alto índice de crianças que têm estas doenças não diagnosticadas. Isso porque a expectativa para 2011 é de 1 em cada 4 casos de dengue ocorram na população infantil. Manchas vermelhas na pele, febre, dor nas articulações, olhos e músculos são os primeiros sinais de alerta da doença. A recomendação é passar por consulta oftalmológica, mesmo quem nunca foi infectado

Nenhum comentário:

Postar um comentário