quarta-feira, 23 de junho de 2010

Semace autua as prefeituras de Acopiara, Mulungú e Itapiúna por falta de saneamento básico

Atendendo denúncias, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio do Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam), autuou as prefeituras municipais de Mulungú e Itapiúna no dia 16 de junho e Acopiara no dia 17. As irregularidades encontradas foram em decorrência de agressões a recursos hídricos e falta de saneamento básico.

Na primeira cidade visitada, Mulungú, a equipe da Semace constatou a inexistência de saneamento básico no sítio Flamengo. Na ocasião, o esgoto das casas estava sendo lançado diretamente no solo, sem o mínimo de tratamento. Já em Itapíuna, o matadouro público era o alvo da denúncia. No local, foi possível constatar que os dejetos de animais e efluentes estavam sendo jogados de forma inadequada no terreno atrás do recinto, ocasionando a contaminação do rio Castro, que passa próximo àquela área.

Em Acopiara, o motivo da autuação foi, também, a falta de saneamento básico nas proximidades do açude conhecido por “Boca de S”, na sede do município. A Semace já havia constatado a contaminação do local ocasionada por esgotos clandestinos. As três prefeituras foram autuadas e intimadas a comparecer à sede da autarquia, dentro do prazo de 15 dias para Itapiúna, 20 para Acopiara e 30 dias para Mulungú, a contar da notificação, para assinar um Termo de Compromisso, visando solucionar os problemas constatados.

A população pode contribuir com o trabalho de fiscalização da Semace denunciando qualquer tipo de agressão ao meio ambiente para a autarquia, através do Disque Natureza (0800-275-2233). A ligação é gratuita e pode ser feita de forma anônima, caso o denunciante deseje. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, nos horários das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.  
 
Assessoria de Comunicação da Semace

Nenhum comentário:

Postar um comentário