sábado, 25 de setembro de 2010

Luz Solidária leva energia solar ao sertão

A energia solar começa a despontar como alternativa de sustentabilidade para pequenos produtores rurais no Interior do Ceará. Um projeto piloto, desenvolvido pela Coelce através do Programa Luz Solidária, está beneficiando 17 famílias da Associação de Moradores de Poço Grande. Trabalhadores rurais desta comunidade, situada na zona rural de Quixeramobim, estão irrigando plantações de hortaliças com equipamentos movidos através da fonte de energia renovável.

Conforme levantamentos feitos por técnicos da Coelce, o sistema de bombeamento alimentado pela captação da luminosidade solar está produzindo vazão de 257 litros por hora. O suficiente para atender, através de gotejamento, as necessidades da área irrigada. São 2 mil m² de tomates e cheiro verde, plantados sem a utilização de defensivos agrícolas. O projeto é denominado "Uso de Energia Solar Associada à Energia Rural Irrigante em Pequenas Unidades de Produção".

Para implantar o modelo experimental, a Coelce investiu R$ 55,5 mil. Desses, R$ 13,1 mil foram para o sistema de energia solar. Entre os fatores motivadores destacados pela companhia estão o apoio à comunidade rural com a possibilidade de geração de renda, o estudo e a aplicação de novas tecnologias e o uso de energia limpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário