sábado, 4 de dezembro de 2010

Deputados denunciam sofrimento do rurícola


Deputado Antônio Granja reclama da paralisação
do abastecimento de água para o consumo humano

O deputado Antônio Granja (PSB) quer formar uma frente parlamentar na Assembleia Legislativa para discutir problemas ligados à seca como abastecimento d´água, seguro-safra, distribuição de milho pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e dívidas dos agricultores junto ao Banco do Brasil.

A intenção do parlamentar é levar essa discussão para a bancada federal cearense na tentativa de que haja uma mobilização das bancadas do Nordeste em debater e resolver essas problemáticas.

A sugestão do parlamentar foi baseada nos problemas e consequências geradas pela seca no Sertão cearense, tema debatido em uma audiência pública pela Comissão de Agropecuária, Recursos Hídricos e Minerais no dia primeiro deste mês.

Em relação a oferta de água, Antônio Granja observa que o Ceará é privilegiado por ter grandes reservatórios, mesmo assim, afirma que comunidades próximas 15km do açude Castanhão não tem água encanada, o que na sua concepção é "inadmissível". Segundo o parlamentar, o problema seria resolvido com a construção de adutoras.

Agora a falta de água no Interior do Estado, conforme o deputado, está mais grave já que o Ministério da Integração Nacional não repassou ao Exército os recursos para a manutenção do programa de fornecimento de água. A medida acarretou a retirada de circulação de carros-pipa em 44 cidades do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário