domingo, 9 de janeiro de 2011

Ceará quer atingir mil transplantes

Nos primeiros seis dias de 2011 foram realizados cinco transplantes de rins e quatro de fígado. Pelo menos 15 córneas foram liberadas para o transplante. O ano novo começa no mesmo ritmo de 2010, quando foram feitos 875 transplantes no Estado, o maior número desde a criação da Central de Transplantes em 1998. O secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, afirmou que a expectativa é fechar o ano superando o marco de mil transplantes.

Para Bastos, três fatores contribuem bastante para a superação ano a ano do total de transplantes. Primeiro, ele destaca o trabalho dos profissionais da Central de Transplantes do Estado e ainda das equipes transplantadoras dos hospitais, que todos os dias estão comprometidos com a missão de ajudar a salvar vidas.

Em segundo lugar, o secretário aponta os investimentos feitos na Central e nas ampliações e reformas dos hospitais da rede estadual. Ele lembrou que foram adquiridos quatro aparelhos para o diagnóstico precoce da morte encefálica e ampliados de 2 para 9 o total de médicos para o sistema.

Para ele, o terceiro fator que somou para os recordes de transplantes nos últimos quatro anos foi a descentralização da captação e dos transplantes nas regiões do Cariri e Sobral. Com a nova e maior rede de assistência à população em construção no Estado, as expectativas da Secretaria da Saúde para 2011 são ainda melhores.

O secretário recorda que no início do próximo ano o Estado terá o Hospital Regional do Cariri, que tem na urgência e emergência o principal foco de atendimento, funcionando e contribuindo na captação e realização de transplantes para reduzir ainda mais a fila de espera por um transplante. No próximo ano o Hospital Regional Norte também será inaugurado.

Em 2010 foram realizados 229 transplantes de rins, superados somente pelas córneas, que encerraram este ano com 463 procedimentos. Fígado aparece em terceiro lugar, com 113 transplantes.

Campanha

As campanhas realizadas no Estado têm servido para impulsionar o crescimento dos transplantes, pois despertam a iniciativa de ajudar a quem precisa de um órgão para sobreviver. A Fundação Edson Queiroz, por exemplo, promove desde 2003, a campanha "Doe de Coração" para sensibilizar as pessoas em favor da doação de órgãos, com o propósito de quebrar a barreira do preconceito e reduzir a desinformação.

Um comentário:

  1. Olá, blogueiro (a),

    Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.

    Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.

    Acesse www.doevida.com.br e saiba mais.

    Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Atenciosamente,

    Ministério da Saúde
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

    ResponderExcluir