terça-feira, 12 de abril de 2011

Outro terremoto de magnitude 6,3 atinge costa nordeste do Japão

Novo terremoto, agora de magnitude 6,3, atingiu a região nordeste do Japão, na tarde desta terça-feira (12), informou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O forte tremor voltou a sacudir a área da usina nuclear de Fukushima, já seriamente afetada pelos desastres naturais de 11 de março, e também balançou edifícios na capital, Tóquio.

Não há informações sobre danos, vítimas ou alerta de tsunami na região.

O novo tremor ocorreu às 14h07. Seu epicentro foi localizado no Oceano Pacífico, a uma profundidade de 10 km.

Logo após o terremoto, a Tokyo Electric Power (Tepco) esvaziou a usina nuclear de Fukushima, como medida de precaução.
Nesta mesma terça, um outro forte terremoto de magnitude 6,4 já havia atingido a mesma costa japonesa. O tremor ocorreu às 8h08 locais (20h08 de segunda-feira, 11, no horário de Brasília), próximo à cidade de Chiba.
O epicentro se localizou no Oceano Pacífico, a uma profundidade de 13,1 km, considerada rasa, e a 77 km da capital, Tóquio. Prédio sacudiram na cidade.

A Agência Meteorológica do Japão não emitiu alerta de tsunami (risco de ondas gigantes potencialmente destrutivas).

Segundo a agência Kyodo, as pistas do aeroporto de Narita, na capital japonesa, foram fechadas para inspeções devido ao tremor, mas logo depois reabriram.
A costa nordeste do Japão foi abalada por um forte terremoto de magnitude 9 seguido de tsunami em 11 de março. A catástrofe provocou mais de 13 mil mortes, destruição na costa e jogou o país em uma crise nuclear, por conta do risco de acidente na usina de Fukushima Daiichi, abalada pelo tremor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário