sexta-feira, 8 de abril de 2011

Terremoto de 7,1 graus mata ao menos quatro pessoas no Japão

Ao menos quatro pessoas foram mortas e mais de 100 ficaram feridas no terremoto de 7,1 graus de magnitude que abalou o nordeste do Japão nesta quinta-feira (07), segundo a TV estatal NHK. "Concluímos que o fenômeno desta quinta-feira foi um tremor secundário ao de 11 de março", declarou um porta-voz da Agência meteorológica japonesa. Há ao menos 27 mil mortos e desaparecidos no terremoto do mês passado.

Uma mulher de 63 anos, que precisava de assistência respiratória, morreu na prefeitura de Yamagata, e dois homens, de 79 e 85 anos, e uma mulher de 83, morreram na prefeitura de Miyagi (nordeste do país). As autoridades japonesas chegaram a emitir um alerta de tsunami que foi cancelado posteriormente.

A usina nuclear de Onagawa, na província de Miyagi, registra vazamentos de água após o terremoto. Não foi detectado um aumento da radioatividade por enquanto. A equipe de trabalho na central nuclear acidentada de Fukushima foi evacuada por precaução.

O terremoto ocorreu às 23h32 (horário local), a uma profundidade de 49 km, segundo o Instituto de Geofísica americano (USGS). O epicentro foi situado no Oceano Pacífico, 66 km a leste da cidade de Sendai (província de Miyagi).

O abalo foi sentido em Tóquio, a 400 km ao sul, onde os prédios e as casas tremeram durante vários segundos.

Segundo o NHK, escapamentos de gás e inundações foram observados em algumas partes da cidade de Sendai. A agência de notícias Jiji relatou cinco incêndios e 13 escapamentos de gás na cidade.

Cortes no fornecimento de energia elétrica também foram registrados nas províncias vizinhas de Aomori, Iwate e Akira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário