quinta-feira, 7 de abril de 2011

Vacina contra a dengue: falta de verba compromete pesquisa

 Apesar de terem desenvolvido uma vacina contra a dengue, os pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) têm dificuldades para avançar nas pesquisas. A falta de recursos vem comprometendo os trabalhos.

De acordo com a coordenadora dos Projetos do Vírus da Dengue da Uece, Maria Izabel Florindo Guedes, o Ceará poderia se tornar o primeiro no mundo a obter a vacina produzida em plantas, a partir das proteínas do vírus causador da doença. Ela calcula que seriam necessários R$ 500 mil para equipar o laboratório e realizar as outras etapas da pesquisa, para obter a vacina.

Caso o investimento viesse, a coordenadora acredita que seria possível começar a vacinar a população em um prazo de menos de cinco anos. Os pesquisadores da Uece iniciaram testes em camundongos e coelhos ainda em 2006.

Os resultados obtidos até o momento, segundo os pesquisadores, são promissores para a produção de uma vacina tetravalente, contendo, em sua estrutura, uma proteína comum aos quatro tipos do vírus da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário