domingo, 22 de maio de 2011

Iguatu CE: Apicultores comemoram safra de 300 t

 Os apicultores da região Centro-Sul comemoram a produção de mel de abelha, que deve chegar a uma colheita de 300 toneladas, na safra deste ano. As boas chuvas que banham as áreas produtoras desde janeiro passado favorecem a florada da Caatinga e contribui para o aumento da produção nas colmeias.

Diferentemente de 2010, o quadro atual é animador. Ano passado, a estiagem provocou queda na produção de mel de abelha e a região colheu menos de 100 toneladas do produto. Neste ano, a colheita começou cedo, em janeiro passado, e deve se prolongar até junho. "A safra será três vezes maior, em relação ao ano passado", diz o presidente da Associação Iguatuense de Apicultores (AIA), Júnior Cézar Ferreira Lima.

O mercado é favorável. Os associados da AIA já venderam 20 toneladas de mel para uma empresa exportadora, localizada na cidade de Bebedouro, no Interior de São Paulo. De lá, o produto chega aos centros consumidores da Europa. "Em junho, vamos vender mais 30 toneladas", anunciou Júnior Lima.

Atualmente, o quilo do produto é comercializado por R$ 3,60. O preço em face do aumento da oferta está inferior 60 centavos ao valor praticado em 2010, quando houve queda na safra e redução dos estoques. Entretanto, os apicultores estão satisfeitos. "O valor atual permite um bom lucro em comparação com outros produtos da agricultura", observa Júnior Lima.

Na região Centro-Sul, os principais produtores são Iguatu, Acopiara, Catarina, Jucás, Cariús e Quixelô. Desde o início da década passada que a produção é crescente. Produtores individuais de médio e grande porte e pequenos criadores, associados em grupos, estão motivados a ampliar a atividade produtiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário