terça-feira, 21 de junho de 2011

Juíza interdita Cadeia Pública de Campos Sales e determina remoção de presos

A juíza auxiliar da 1ª Zona Judiciária, Maria Lúcia Vieira, determinou a interdição da Cadeia Pública de Campos Sales, localizado a 494 Km de Fortaleza. A magistrada ordenou também a remoção dos detentos para o Presídio de Araripe, situado a 32 Km daquele município.

No documento, a juíza, respondendo pela Comarca de Campos Sales, destacou que o local não dispõe de estrutura hidráulica e sanitária necessária ao funcionamento e que os presos estão recolhidos em condição de absoluto desrespeito à dignidade. “Manter ali confinados seres humanos privados de condições mínimas de higiene, salubridade e possibilidade de convivência coletiva, importa em transgredir a proibição constitucional de pena cruel”, afirmou.

A magistrada tomou a medida diante da inércia da Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus), que foi comunicada sobre a situação, por meio de ofício de 14 de abril deste ano. Na ocasião, a Sejus foi orientada a adotar as providências necessárias, sob pena de interdição do estabelecimento prisional.

Em visita à unidade, no último dia 14, Maria Lúcia Vieira e um representante do Ministério Público estadual constataram “absoluto desperdício de tempo, trabalho e dinheiro públicos aplicados na obra de reconstrução da cadeia”. Segundo a juíza, houve apenas “uma maquiagem” nos defeitos apontados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário