terça-feira, 12 de julho de 2011

Estação chuvosa no Ceará segue até agosto

As chuvas devem continuar caindo sobre o Ceará até o mês de agosto, de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A continuação das precipitações, mesmo após o fim a quadra chuvosa, se deve ao fenômeno "ondas de leste", que se formam sobre o oceano e traz a chuva para o litoral.

No próximo mês as chuvas não devem ocorrer com a mesma frequência das últimas semanas, pois as condições oceânicas podem mudar e com isso o fenômeno deve perder sua força. O litoral deverá ser a área mais atingida.

Segundo o meteorologista da Funceme, Vinicius Oliveira, não é algo anormal as chuvas ultrapassarem o período da quadra invernosa. "Esse fenômeno já atingiu o Ceará em outros anos. A intensidade das ´ondas de leste´ sempre determina a quantidade de chuva", disse.

Ele acrescentou que este ano as chuvas em todo o Estado estão dentro da normalidade do que era esperado pela Fundação. "Os números foram um pouco acima do que estávamos esperando. Mas, está dentro da área de normalidade. Por isso não é preciso se preocupar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário