domingo, 7 de agosto de 2011

Iguatu inicia Zona Azul na segunda-feira

Um ano e quatro meses após ser adiado, finalmente, vai começar a vigorar a partir da próxima segunda-feira, dia 8, o sistema de estacionamento rotativo, conhecido por Zona Azul, em áreas do Centro desta cidade. A implantação é de responsabilidade do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

Desde o ano passado, foi feita sinalização vertical e horizontal para demarcação e definição das áreas de Zona Azul, no Centro desta cidade. Inicialmente, haviam sido criadas 590 vagas, mas foram reduzidas para 471. A cobrança será no valor de R$ 1,00 para cada duas horas de estacionamento. Serão exigidos os horários de 7h30 às 17h30 de segunda a sexta-feira, exceto feriados, sábados e domingos. Haverá uma tolerância de 30 minutos para as vagas.

O secretário de Trânsito e Cidadania, Tiago Chaves, disse que a implantação da Zona Azul tem por objetivo organizar o trânsito e abrir vagas para os clientes. “A nossa ideia é movimentar o comércio, facilitar o acesso dos consumidores às lojas”, disse. De acordo com a Prefeitura, foi feita pesquisa e os próprios lojistas concordaram com a implantação do sistema, pois atualmente a maioria das vagas seria ocupada por veículos pertencentes a funcionários e donos de lojas.

Ainda falta a sinalização indicativa, mas haverá um percentual de vagas destinadas para deficientes. “Na primeira semana, haverá uma campanha educativa e de orientação aos motoristas”, observou Chaves. “A aplicação de multa somente será posterior”. Já existe campanha publicitária em emissoras locais de rádio sobre o início do sistema de Zona Azul e o Demutran deve distribuir panfletos.

A implantação do sistema rotativo de estacionamento divide opiniões e há reações contrárias. O Demutran observa que é natural que mudanças em costumes antigos provoquem reações contrárias. No ano passado, houve reclamações contra a instalação do sistema em frente a hotéis e hospitais, mas hoje essas áreas estão livres.

Tolerância

Chaves esclareceu que há tolerância de até 30 minutos para os condutores que vão fazer uma compra rápida. Durante esse período não haverá cobrança, mas o veículo deverá portar o cartão devidamente marcado. Não será possível, entretanto, que o veículo permaneça estacionado por mais de duas horas na mesma vaga. “A finalidade do sistema é que o estacionamento seja rotativo”, frisou.

O gerente comercial, Francisco Ribeiro, teme que ocorra o esvaziamento do centro comercial e a queda nas vendas em decorrência da cobrança. “O nosso temor é a fuga dos clientes”, disse. “Muitos consumidores não querem pagar”. Observa que o projeto trará dificuldades para os proprietários e para os que trabalham no comércio, que terão de estacionar em áreas distantes. Outros, entretanto, são favoráveis. “Haverá espaço para os clientes estacionarem seus veículos e fazerem suas compras porque do jeito que está ninguém consegue uma vaga”, disse a lojista, Adiluce Oliveira.

Vagas

471 é o número de vagas de Zona Azul, em Iguatu, no valor de R$ 1,00 para cada duas horas de estacionamento, nos horários de 7h30 às 17h30 (seg-sex), exceto feriados, sábados e domingos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário