Integrantes da Comissão de Educação devem votar o projeto de lei da Câmara dos Deputados que permitirá a antecipação para segunda-feira ou o adiamento para sexta-feira dos feriados que caírem de terça a quinta-feira.
Segundo o relator do projeto, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), apenas algumas datas comemorativas não teriam o dia alterado, como Natal, Ano Novo, 7 de Setembro e 12 de Outubro.
O parlamentar argumentou que os feriados no meio da semana comprometem a economia do país e até o funcionamento do Legislativo e Judiciário. Ele alegou ainda que a indústria do turismo sairá ganhando com esse projeto porque a população vai aproveitar o feriado prolongado.
´Quando você pode planejar melhor sua semana com o deslocamento do feriado, você tem um tempo melhor para se dedicar ao lazer e com o isso o turismo interno e até mesmo internacional vai ter um movimento maior. Todos ganham´, disse.
O senador Armando Monteiro (PTB-PE) explicou os prejuízos para a economia do país em função dos feriados no meio da semana. ´Não estamos reduzindo o número de feriados. Estamos com essa proposta adotando um calendário mais racional´, disse.
Como a matéria é terminativa e já foi aprovada em primeiro turno, se aprovada novamente pela Comissão de Educação, o projeto que altera a data dos feriados seguirá para a sanção presidencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário