segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Sobe para 180 número de casos notificados em Pedra Branca

Subiu ontem para 180 o número de casos notificados da gripe A (H1N1), mais conhecida como gripe suína, em Pedra Branca, município a 261.6 quilômetros de Fortaleza. Entre sábado e domingo houve registro de pelo menos 20 novos casos suspeitos segundo informou a secretária municipal da saúde, Tânia Parente.
O surto teve os primeiros casos registrados na semana passada, quando na última quarta-feira, 23, vários alunos do Colégio Agrícola passaram a procurar atendimento no Hospital Municipal São Sebastião apresentando sintomas compatíveis com a doença. Conforme Tânia, confirmados com a enfermidade estão os 11 pacientes que foram diagnosticados por exame realizado no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Fortaleza.
Ela informou que na manhã de ontem o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, esteve na cidade reunido com profissionais de saúde e autoridades do setor orientando em relação a condutas para tratamento dos pacientes notificados. Tânia afirmou que foi discutida a possibilidade de vacinar a população que ainda não foi imunizada contra o vírus influenza, o que está sendo avaliado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).


O secretário de saúde do Ceará, Arruda Bastos, informou através do microblog twitter que vai visitar o município de Pedra Branca, no Sertão Central cearense. A Sesa, através do Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen, confirmou 11 casos de gripe H1N1 na cidade.

A Secretaria da Saúde informou que a medicação indicada para o tratamento dos pacientes de Pedra Branca foi liberada e orienta os profissionais de saúde e a população para que fiquem alerta para os sintomas da gripe H1N1, como febre, tosse, coriza, dispneia.

Nesta segunda-feira (28) deve ser divulgada uma nota oficial com os procedimentos que estão sendo realizados e o que deve ser feito para evitar o contágio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário