sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Beber cerveja não dá barriga, dizem especialistas

Cai um mito. Tomar até duas latas de cerveja ao dia não é o suficiente para engordar e ficar com barriguinha saliente. E, para quem exagera na dose, além da ressaca e dos riscos à saúde, o efeito é o ganho de peso, que se distribui pelo corpo. A notícia é destaque na revista “Popular Science Brasil”.

- Quando os homens engordam, o aumento fica concentrado no abdômen. Soma-se a isso o fato de a cerveja fermentar e distender a região abdominal por alguns minutos. Essa junção de elementos criou o mito de que cerveja dá barriga — afirmou endocrinologista Wilmar Accursio à publicação.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a quantidade de duas doses de cerveja é considerada segura. Pesquisas recentes apontam que o que define a mesma bebida alcoólica como remédio ou veneno é a dosagem. Além disso, a revista destaca que, segundo estudos, pessoas que consomem grande quantidade de cerveja (mais de duas latas por dia) ganham peso pelo excesso da bebida e não acumulam a gordura necessariamente no abdômen.

- O padrão de acúmulo em determinada região do corpo é mais ligado a fatores genéticos do que a ingestão de bebida – explicou o gastroenterologista Bruno Queiroz para a revista.

Muitas vezes, os verdadeiros vilões são os petiscos que acompanham a cerveja.

- Escolha petiscos mais saudáveis, como mix de castanhas, espetinhos de tofu com legumes, queijo branco, tomate cereja ou kani kama. Pode ser uma boa saída para driblar os salgadinhos gordurosos – indicou a nutricionista clínica e esportiva Myrla Merlo à “Popular Science Brasil”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário