quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Vereadores denunciam suposta fraude no Censo de Catarina-CE

O aumento no número de habitantes de Catarina, na Região dos Inhamuns, levou um grupo de vereadores a denunciar supostas fraudes nos dados coletados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano de 2010.

O milagre no crescimento vertigionoso da população fez, ao mesmo tempo, aumentar o volume de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que passou do índice de 0.8 para 1.2, pulando, mensalmente, de R$ 800 mil para R$ 1,2 milhão.

Os dados do Censo 2010 mostram que Catarina teria hoje 18.745 moradores, mas uma recontagem, segundo a denúncia dos vereadores, apresentará uma população com pouco mais de 13.000 moradores. Os vereadores querem saber para onde está indo tanto dinheiro.

Os vereadores de Catarina fizeram um levantamento sobre os erros na contagem dos habitantes, levantaram suspeitas de participação do ex-prefeito Jefersin Paes de Andrade na suposta fraude e denunciaram o caso à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal.

O assunto foi levado, nesta quarta-feira, à Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Osmar Baquit (PSD) que pediu investigação do que considera escândalo. Segundo a denúncia, servidores da administração municipal participaram do Censo, o que é proído por lei.

O documento da denúncia é assinado pelos vereadores Francisco Lourival Chaves Neto, Antonio Fernandes de Araújo Rodrigues, Antonio Chagas de Oliveira, José Ironildo Ferreira Cardoso e Francisco das Chagas de Souza Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário