quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Senado estende Lei da Ficha Limpa para todos os seus servidores

Foi aprovado nesta terça-feira, 13, pelo Senado, projeto que estende os efeitos da Lei da Ficha Limpa para os seus servidores contratados –sem concurso público– que ocupam cargos nos gabinetes dos senadores, nas lideranças dos partidos e na Mesa Diretora da Casa. A decisão deve ser promulgada nos próximos dias e já passará a valer.

Aprovada pelo Congresso em 2010, a Lei da Ficha Limpa determina que os políticos só podem ser empossados nos cargos eletivos se não tiverem sido condenados por uma série de crimes, entre eles os hediondos e aqueles contrários à administração pública. Ao estender as regras para os servidores do Senado, eles também não poderão ter sido condenados judicialmente para assumirem os cargos de confiança no Senado.

Com a decisão, a instituição fica obrigada a contratar servidores que não tenham sido condenados por crimes graves, como previsto pela lei. “Completamos o ciclo de transparência aprovando esse projeto”, disse o senador Romero Jucá (PMDB-RR).

“A composição do pessoal de órgãos essenciais ao funcionamento do Senado, como os gabinete dos Senadores, deve preservar, no maior âmbito possível, a higidez do servidor e sua idoneidade, como forma de o Senado homenagear a probidade e a moralidade administrativa”, disse o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), relator do projeto.

Autores da proposta, os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Pedro Simon (PMDB-RS) e Pedro Taques (PDT-MT) afirmam que a Lei da Ficha Limpa é um “marco” para moralizar a esfera pública brasileira.

O Senado aprovou em julho proposta que estende a Lei da Ficha Limpa para os servidores da administração federal, mas ele ainda precisa do aval da Câmara para vigorar. Por isso, os senadores decidiram se antecipar e aprovar projeto de resolução para que a regra já entre em vigor na Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário