sábado, 26 de outubro de 2013

Enem começa hoje com atendimento especial para quase 9 mil candidatos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 vai oferecer atendimento diferenciado a 8.844 candidatos no Ceará que declararam ter problemas ou particularidade, como baixa visão, surdez, cegueira, deficiência física ou auditiva, dislexia, déficit de atenção, além de pessoas que estão gestantes, lactantes, são idosos e que, por questão religiosa, guardam o sábado, só podendo fazer as provas a partir das 18 horas.

Além deles, mesmo sem pedir atendimento especial ou horário diferenciado, muçulmanas farão as provas com a cabeça coberta pelo véu. Nessa situação, a empresária Karine Garcez Shehada, 39. "A Constituição Federal, em seu artigo 5º, garante o respeito às práticas religiosas, e meu véu não é acessório e sim por ser muçulmana". Ela fará as provas em uma escola no Nova Metrópole, em Caucaia, e salienta que não teme preconceito. "O respeito entre as crenças religiosas devem existir sempre".

Entre as solicitações para atendimento especial, os sabatistas (guardam os sábados por motivos religiosos) são maioria, com 4.741 candidatos. Eles representam 53,6% desse tipo de pedido ao Ministério da Educação no ato da inscrição no Ceará.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), os sabatistas terão que chegar no mesmo horário dos demais participantes, ou seja, 11h (Horário de Verão) e aguardar na sala para iniciar as provas às 18h. Segundo o Inep, os participantes nesta condição não poderão realizar qualquer espécie de consulta, de comunicação ou de manifestação, do momento de ingresso na sala de provas até o término do exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário