sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Papa visita a cidade italiana de Assis, terra natal de São Francisco


O Papa Francisco está na cidade italiana de Assis nesta sexta-feira (4), data em que os católicos comemoram o dia de São Francisco de Assis – o mesmo que inspirou Jorge Mario Bergoglio a escolher o nome para exercer o papado. Na iconografia católica, São Francisco é o santo que representa a simplicidade e a humildade. 

Em meio a este contexto, é esperado que o Papa Francisco faça um pronunciamento em que pedirá que a igreja se dispa de suas riquezas.

O papa deve ainda almoçar com pobres atendidos por serviços sociais ligados à igreja e orar no túmulo de São Francisco de Assis.
A visita marca a semelhança do papado de Francisco dom o de João 23 quando, em 4 de outubro de 1962, João foi a Assis às vésperas do Concílio do Vaticano, que mudou a igreja católica.

Francisco também está propondo mudanças na Cúria romana, governo do estado do Vaticano. Nesta semana, o Papa disse que a Cúria é ‘vaticanocêntrica’ e se reuniu com oito cardeais escolhidos por ele para estudar mudanças no governo do estado do Vaticano e aproximar a igreja dos fieis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário