segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

No corredor da morte, mexicano será 29º estrangeiro executado nos EUA

O mexicano Edgar Arias Tamayo será o 29º estrangeiro a ser executado nos Estados Unidos desde que a Justiça do país restaurou a legalidade da pena de morte em 1976. Tamayo é acusado de matar um policial em Houston, capital do Texas, e sua execução está marcada para o dia 22 de janeiro no mesmo estado em que o crime aconteceu.

Segundo o Centro de Informações de Penas de Morte (DPIC, na sigla em inglês), uma organização sem fins lucrativos americana, entre os 28 estrangeiros mortos pela Justiça do país, oito eram mexicanos. Cuba é o segundo maior país de origem, com quatro mortos, seguido de Honduras, Vietnã e Alemanha - dois cada um. Os outros países de origem são: Guiana, República Dominicana, Paraguai, Tailândia, Canadá, África do Sul, Iraque, Paquistão, Jamaica e Filipinas.

A última execução de um estrangeiro foi cumprida no dia 28 de setembro de 2011, na Flórida, com a morte do cubano Manuel Valle. Ele foi condenado em 1978 também pela morte de um policial. Para 2014, além da de Tamayo, ainda está marcada a morte de um hondurenho chamado Edgardo Cubas, também no Texas, no dia 29 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário