sexta-feira, 30 de maio de 2014

Vida do Padre Crisares em Acopiara


Padre Crisares Sampaio Couto, nasceu em Jardim, em 14.04.1929 estudou no seminário do Crato e de Fortaleza. Ordenou-se em 1953, foi professor do Seminário e do Colégio Diocesano do Crato, subsecretário da Diocese do Crato, vigário cooperador de Icó e de Iguatu, vigário geral da Diocese de Iguatu. 

Veio do Crato, no tempo em que Acopiara, pertencia à Diocese do Crato, designado pelo bispo dom Vicente de Paulo Araújo Matos, no vazio de uma tensão provocada pela licença e posterior renuncia do padre João Antonio. Hoje, a paróquia está na Diocese de Iguatu. 

De longe, sua permanência na cidade, 48 anos, de 51 mil habitantes e umas 200 mil almas, bateu todos os recordes, padre Rolim (12), padre João Antonio (26) . Seu tempo e maior que a soma do tempo dos demais. 

Padre Crisares mansalmente foi conquistando a cidade, distanciando- se da política e das intervenções ortodoxas de seu antecessor. Pacificou o rebanho, o que facilitou sua ação religiosa. Com os corações e mentes nas mãos, acumulou elevados níveis de confiança, permitindo-lhe o desenvolvimento de uma intensa ação social. A Igreja que era articulada apenas com a elite se espalhou por todas as classes. Se aproximou do povo, da roça, dos humildes, das pessoas de bem, dos jovens e dos idosos. 

Assim meteu a mão na massa e os resultados apareceram com construção de três capelas urbanas e 13 rurais, do Centro Social Paroquial, iniciado em 1960 e concluído em 1964, com amplos auditórios m, o Centro Pastoral, um complexo de auditório de 254 lugares,, salas de reuniões, refeitório e dormitórios. O açude intercomunitário de Extrema, com capacidade de 4 milhões de metros cúbicos, que atende às localidades de Maracajá, Casas Velhas e Varjota. Em 1989, implantou a Cooperativa Agropecuária dos Pequenos Produtores de Acopiara e dotou a paróquia de um Projeto de Segurança Alimentar, que deu seqüência ao projeto da Cáritas, no combate à fome dos mais pobres. 

No plano religioso, depois do Concilio Vaticano II, ativou as Comunidades Eclesiais de Base e as Pastorais, com uma vasta malha de atividades participativas do povo de Deus. Com sua estatura alta e seu estilo despojado, raramente usa sapatos, mas sandálias, fez da casa paroquial um sala de visitas da Cidade, a todos acolhendo com atenção e respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário