quarta-feira, 30 de julho de 2014

Socorro ao setor elétrico causará reajuste na conta de luz em 2015

O consumidor, mais uma vez, vai ‘pagar o pato’ com relação a medidas do Governo Federal em setores da economia. As recentes medidas de socorro ao setor elétrico, por exemplo, irão representar um impacto a mais de oito pontos percentuais, durante dois anos, no cálculo do reajuste da conta de luz para o consumidor.

O aumento na conta de luz já pode incidir a partir do ano que vem, mas não há previsão qual o percentual de reajuste. O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, observa que esse percentual que será repassado aos consumidores vai cobrir os empréstimos bancários disponibilizados ao setor, somam R$ 17,7 bilhões.

Ele observa que o aumento na conta de energia, não é exclusivamente ligado somente ao empréstimo, mas a outros fatores, tais como a inflação, o próprio custo da energia no ano que vem, o volume de investimentos feitos pelas empresas, entre outros. De acordo com o Jornal Folha de São Paulo, devido os empréstimos o preço das tarifas deve ficar 25% mais caro em 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário