domingo, 14 de setembro de 2014

Estudo aponta previsão de bancadas do Ceará

Três partidos que não têm representação na bancada cearense da Câmara dos Deputados poderão eleger candidatos a deputados federais nessas eleições, de acordo com levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). O estudo tem como base informações específicas dos candidatos, como apoio financeiro, pertencimento a grupos políticos e influência, antecipando a tendência de composição da Casa.
Conforme a projeção do Diap, o DEM deverá eleger um candidato. Moroni Torgan, ex-deputado federal e candidato a prefeito de Fortaleza em 2012, é apontado como postulante mais competitivo da sigla. Já PHS e PRB poderão eleger até um deputado cada: Adail Carneiro (PHS) e Ronaldo Martins (PRB), ambos deputados estaduais.
O estudo aponta que o partido do governador Cid Gomes, o PROS, poderá ter novamente a maior bancada entre os deputados cearenses na Casa nestas eleições, podendo eleger de quatro a seis parlamentares. Na configuração atual, o PROS têm a maior bancada cearense da Casa, com cinco deputados. PT e PMDB vêm em seguida, com quatro representantes cada.
A associação pondera que o PT poderá perder um representante e o PMDB eleger mais um. A bancada petista, formada por Artur Bruno, Eudes Xavier, José Airton e José Guimarães, deverá diminuir para três ou dois deputados. Com a saída de Artur Bruno da disputa, já que ele concorre à vaga na Assembleia Legislativa, o estudo aponta a ex-prefeita Luizianne Lins como candidata competitiva, juntamente com os atuais deputados da legenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário