quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Surto de sarampo em Fortaleza atinge principalmente bebês

Fortaleza passa por um novo surto de sarampo, que atinge, sobretudo crianças com menos de 1 ano, confirmou, ontem, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Até semana passada, foram confirmados 142 casos na Capital em 2014, com incidência de 40% em bebês. De acordo com a SMS, 26 casos ainda estão sendo investigados. A Pasta deve divulgar amanhã novos números em boletim epidemiológico.

Os bairros mais afetados com o surto são os da Regional V, com grande incidência, principalmente, no Siqueira, Bom Jardim, Granja Portugal, Mondubim e Genibaú. O maior desafio é conter esse surto, uma vez que o sarampo é considerado uma doença infecto-contagiosa de altíssima transmissibilidade.

A gerente de imunização da SMS, Vanessa Sodateli, conta que, após 15 anos sem registros de sarampo no Ceará, em dezembro de 2013, o primeiro caso da doença apareceu em Fortaleza, se espalhando, principalmente, pelos bairros da Regional II.

"Fizemos uma intensificação da vacinação no bairro e trabalhamos o bloqueio da doença. O último caso foi registrado no dia 31 de maio. Para que possamos afirmar que o surto acabou, o protocolo exige que contemos 90 dias do último caso sem nenhum registro. E, faltando três dias para atingir esse período, novos casos da doença foram surgindo, desta vez, na Regional V", explica.

A gerente de imunização garante que não há motivo para pânico, mas reconhece que a população precisa ficar alerta e procurar se proteger. "A única forma de proteção é a vacinação. 

Disponibilizamos vacinas em todos os postos de saúde e, na Regional V, estamos vacinando até nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e no Croa (Centro de Assistência à Criança)".

Nenhum comentário:

Postar um comentário